Apesar de ter a língua esbranquiçada não ser uma doença, a cor alterada significa que é melhor prestar mais atenção a razões que podem causar a língua saburrosa.
Uma das principais causas para a língua branca, como dito, é a falta de higiene bucal ou a limpeza mal feita. Ou seja, você precisa escovar a sua língua, assim como escova os dentes.
Afinal, a saburra na língua é criada pelo acúmulo de bactérias e restos de alimentos na região. Por isso, a higiene ruim faz microorganismos se acumularem na região, deixando sua língua esbranquiçada e aumentando os riscos de outros problemas dentários no futuro.
A língua branca também pode ser indicativo da candidíase na boca, popularmente conhecida como sapinho.
Aliás, a candidíase oral é causada por um fungo, que aparece em pessoas com baixa imunidade.E um de seus sintomas visíveis é justamente a brancura na língua.
Outra causa é a leucoplasia, uma doença que tem como sintoma manchas brancas em toda a boca.
Elas costumam aparecer em fumantes, que também podem ter manchas cinzas, com bordas elevadas e grossas, além da superfície dura.
Já o líquen plano é uma inflamação que afeta as unhas, o couro cabeludo e as mucosas da boca e da língua.
Elas surgem como pequenas manchas roxas na pele, enquanto na boca aparecem como listras brancas e de aspecto enrugado. Por isso, a língua branca pode ser um sinal deste problema.
Como a língua grossa e branca está associada a uma série de questões, pode ser difícil ter certeza do que está causando o problema. Por isso, não deixe de procurar um(a) dentista ou médico(a) para o diagnóstico, ok?
Mas, para evitar a placa branca na língua, alguns hábitos saudáveis são fundamentais.
Aliás, é bem simples manter a língua saudável:
escove os dentes ao menos três vezes ao dia com uma escova dental de cerdas macias;
use uma boa pasta dental que contenha flúor;
use fio dental todos os dias;
bocheche depois da escovação ou das refeições com enxaguante bucal antisséptico;
use raspador para tirar as bactérias na língua;
beba água para manter a sua boca (e seu organismo) hidratada.
Como você pode ver, apesar de a língua branca ter diferentes causas clínicas, os hábitos de higiene adequados são essenciais para ajudar na melhora dessa condição.
Tirar uns minutinhos do dia para fazer a limpeza correta e contar com produtos de qualidade para te ajudarem nessa tarefa é essencial. Com uma escova elétrica, por exemplo, você realiza uma escovação completa de maneira eficaz.
Com a Philips Colgate SonicPro 70, por exemplo, você conta com a tecnologia sônica que produz 62.000 movimentos por minuto, o equivalente ao número de movimentos feitos em um mês com uma escova manual.
Procure um dentista logo quando perceber a língua esbranquiçada. Somente este profissional vai conseguir identificar as causas desse problema, além do melhor tratamento.
Para tirar a saburra com raspador ou limpador de língua, basta usá-lo após a escovação. Passe suavemente na superfície da língua, com movimentos de dentro para fora. Depois, limpe a boca e faça um bochecho com água.
Sim, a boca seca pode ser uma das causas para a língua saburrosa. A falta de hidratação leva a um maior acúmulo de bactérias na região, que causam esse problema.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais