Reação alérgica

Pessoas sensíveis à novocaína podem sofrer reações alérgicas que podem variar em gravidade. Se você já usou novocaína anteriormente e não teve problemas, é menos provável que você venha a sofrer alguma reação alérgica do que alguém que nunca tenha se submetido à medicação. Se esta for a primeira vez que você irá utilizar a novocaína, avise seu dentista para que ele possa monitorar os sintomas. Os sinais de uma reação alérgica são normalmente limitados à área da boca onde a anestesia local é aplicada podendo ocorrer inchaço, ou em casos mais graves, até mesmo problemas para respirar.

Reação do sistema nervoso central

Em alguns casos, a novocaína pode interferir no funcionamento normal do sistema nervoso central. Seu dentista deve avaliar cuidadosamente o seu histórico médico para descobrir quaisquer condições médicas preexistentes e determinar a dosagem correta. Nervosismo, tonturas e insuficiência respiratória podem ocorrer se uma dose elevada de novocaína for administrada. Seu dentista será capaz de avaliar e fornecer um tratamento bem-sucedido e evitar os efeitos colaterais graves decorrentes da utilização da novocaína.

O que seu dentista pode fazer

Seu dentista deve conhecer os efeitos colaterais da novocaína para que possa discuti-los com você antes do tratamento. Ele também sabe como proceder e as medidas a serem tomadas caso você tenha uma reação durante o procedimento para mantê-lo seguro. Caso você apresente qualquer um dos efeitos colaterais da novocaína durante um procedimento, o dentista poderá parar o tratamento, recomendar cuidados médicos ou continuar e escolher um tipo diferente de anestésico local assim que o efeito da novocaína desaparecer. Se tal problema ocorrer, seu dentista também poderá anotá-lo em seu histórico para futuros procedimentos dentários.

Saiba mais sobre Efeitos colaterais da Novocaína no Centro de Informações de Saúde Bucal Colgate.

 

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.