Sim, ninguém gosta de sentir ou exalar um mau hálito, apesar de ele ser muito comum.
Segundo a Associação Brasileira de Halitose, mais de 90% dos casos têm origem na cavidade bucal. Além disso, a entidade destaca que existem mais de 60 causas para um hálito ruim.
Dúvida cruel: mau hálito, o que pode ser?
Veja algumas respostas a seguir.
Quem nunca deixou de comer cebola ou alho, por exemplo, antes de um encontro ou entrevista de trabalho que atire a primeira pedra!
Na verdade, essa cautela faz todo sentido. Isso porque existem alimentos que são causas do mau hálito. O motivo: eles têm substâncias químicas que ajudam a estimular o problema. No caso da cebola, a culpa é dos seus compostos de enxofre.
Ou seja, os alimentos reagem com o organismo, e isso começa na boca. E isso fica pior se você descuida da sua higiene bucal. Até porque o alho e cebola não são os únicos potenciais vilões nessa história do mau hálito na boca.
Seu amigos são:
laticínios, como queijo e leite;
peixes;
azeitonas;
especiarias.
E essa lista é ainda mais longa, destacando a importância da escovação regular, do uso do fio dental e de um enxaguante, como o enxaguante Colgate.
Sim, essa é outra causa que ajuda a explicar porque temos mau hálito.
O tabagismo é uma das principais causas para esse problema, deixando um odor forte na boca e até no corpo. Isso vale tanto para cigarros convencionais e eletrônicos, como para charutos.
E o que causa mau hálito em fumantes é o ressecamento que a fumaça provoca na região bucal. Esse tipo de problema inibe a formação de saliva, que ajuda na proteção da boca contra bactérias.
E elas, por sua vez, podem causa problemas na gengiva e nos tecidos dentais. Isso leva a doenças causadoras do mau hálito, como a gengivite e a cárie.
Se você quer viver com bafo, um jeito de começar é descuidar da sua higiene bucal.
Isso porque deixar de cuidar da sua boca favorece a maior proliferação de bactérias que causam esse problema.
Afinal, não escovar os dentes, deixar de passar o fio dental e nem ligar para o enxaguante bucal é o mesmo que deixar a sua boca cheia de resíduos de alimentos.
E sua decomposição, pela ação bacteriana, libera o mau cheiro que acaba tomando conta da sua boca. Sem esquecer que isso também aumenta as chances de doenças bucais.
Por isso, não esqueça de:
escovar os dentes após as refeições (ou ao menos duas vezes ao dia);
passar fio dental diariamente;
usar o enxaguante bucal;
e raspar a língua todos os dias.
Sim, essas são duas doenças que causam mau hálito. Elas começam com inflamações na gengiva, que acabam evoluindo para quadros mais graves por falta do devido cuidado.
É quando o odor desagradável do mau hálito acaba complementando o quadro.
A cárie, um dos resultados da deterioração do esmalte dos dentes, pode ser um dos motivos do mau cheiro na boca.
Isso porque a cárie contribui para o acúmulo de restos de alimentos, o que, por sua vez, favorece sua decomposição pela ação das bactérias, o que causa mau cheiro.
Por isso, mantenha sua higiene bucal em dia, incluindo visitas regulares ao(à) dentista.
Se você não sabe ao certo o que causa mau hálito na boca, isso pode ter a ver até com a sua produção de saliva
Afinal, a saliva ajuda a defender sua boca e até a limpá-la, removendo as partículas de alimentos. Sem a produção suficiente de saliva, as condições ideais para o temido bafo aumentam.
Por fim, existem algumas condições médicas que também contribuem para deixar a sua boca com hálito ruim. E muitas estão relacionadas a infecções em outras partes do seu corpo, como no sistema respiratório e nos seios nasais, como a sinusite.
Isso acontece por causa do acúmulo de muco, que contribuiu para a proliferação de bactérias.
O refluxo causa mau hálito também. Isso acontece quando os ácidos estomacais liberados pelo estômago voltam para o esôfago, resultando em um odor desagradável e forte.
Agora vem a parte de como eliminar o mau hálito.
O primeiro passo, como você já viu, é manter a rotina de higiene bucal.
Além disso, é muito importante não esquecer de escovar a língua para reduzir as bactérias.
Ah, sem esquecer de realmente ter o enxaguante bucal como o seu aliado. Sim, porque muita gente fica só na escovação e no fio dental, sem levar o enxaguante a sério.
E ele tem muito poder contra o mau hálito. Quer um exemplo? Experimente o enxaguante bucal Colgate Plax Fresh Mint
E, lógico, sempre conte com o(a) dentista para ajudar nessa luta contra o bafo!
E se você cuida muito bem da sua boca e ainda assim tem mau cheiro, o ideal é consultar um(a) médico(a) para maiores detalhes.
Afinal, como dito no início deste texto, esse problema pode não começar na sua boca.
Sim, a escova de dentes vencida contribui para o hálito ruim. O desgaste das cerdas faz com que a escova não consiga retirar as impurezas e restos de alimentos que se acumulam na boca, sendo uma das causas do mau hálito.
Uma das formas de identificar mau hálito na boca é cobrir o nariz e boca com as mãos, exalar forte nessa região e sentir o cheiro. Existem também halímetros disponíveis no mercado para identificar com maior precisão.
Alguns problemas dentais são causadores da halitose, como cáries e gengivite. Essas doenças são causadas por bactérias, que deterioram o tecido gengival. Sem tratamento, elas podem levar a um odor desagradável na região.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais