As próteses parciais fixas, conhecidas como pontes fixas, são usadas na odontologia para substituir dentes perdidos e criar uma ponte ligando os dentes vizinhos ao espaço deixado pelo dente que falta - elas são diferentes das coroas dentárias. Por isso, os dentes de cada lado são chamados dentes pilares e o falso dente, colocado no espaço daquele que falta, é chamado de pôntico.
Este tipo de prótese é feita em algumas seções em que se cria uma estrutura metálica coberta por porcelana, também chamada de prótese metalo-cerâmica. Por sua vez, este tipo de prótese é cimentada nos dentes pilares, impossibilitando a remoção com os dedos, por exemplo. Ou seja, apenas o dentista pode removê-la - as pontes dentárias removíveis, por sua vez, podem ser tiradas para limpeza.
A pontes dentárias são importantes porque ajudam a:
Restabelecer o sorriso das pessoas,
Manter o formato harmônico do rosto,
Permitir a mastigação dos alimentos de maneira adequada,
Manter a possibilidade de falar e a morder corretamente,
Evitar que os outros dentes mudem de posição atrapalhando a fisiologia da arcada dental.
Os três tipos de ponte fixa dentária mais comum são:
O custo médio de uma ponte dentária pode variar segundo o número de dentes falsos necessários, além de outros fatores, como os preços praticados dependendo da região em que você mora. Mas maior parte dos convênios odontológicos cobre o custo das pontes.
Sobre a durabilidade, a pontes durar muitos anos se você mantiver os cuidados indicados pelo(a) dentista e se fizr revisões periódicas no consultório.
Na primeira consulta, o(a) dentista começará com a remoção do esmalte dos dentes pilares para fazer o preparo dental para as coroas. Em seguida, tirará o molde para a confecção da ponte por um técnico em prótese dentária.
O(a) dentista fará então uma ponte provisória para ser usada enquanto a ponte permanente não estiver pronta. Até a execução final, você precisará marcar algumas consultas para testar as provas durante a fase de confecção da sua ponte.
Na consulta final, a ponte temporária é removida e a permanente, cimentada para verificar o encaixe. Talvez você tenha que voltar mais uma vez ao consultório para garantir que a ponte está com um resultado ideal.
A ponte permanente deve receber os mesmos cuidados que os dentes permanentes. Ou seja, é fundamental fazer a limpeza entre os dentes.
Para isso, não é preciso dizer que o uso de uma escova interdental e/ou fio dental é imprescindível. É importante também escovar os dentes ao menos duas vezes ao dia com um creme dental com flúor.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais