Ponte tradicional

A ponte tradicional é o tipo mais popular de ponte dentária. É usada quando há dentes naturais de ambos os lados de um dente ausente ou de uma lacuna. Consiste em um ou mais dentes pônticos que são mantidos no lugar por dois dentes pilares. Os "dentes pilares" são dentes naturais que recebem coroas dentárias para manter os dentes substitutos ou "dentes pônticos" entre eles.

As pontes tradicionais, geralmente feitas de cerâmica ou porcelana fundida ao metal, são suficientemente fortes para substituir os dentes molares. No entanto, existe o lado negativo das pontes tradicionais. Para colocar a coroa dentária sobre os dentes adjacentes (vizinhos), o dentista precisará desgastar parte do esmalte dos dois dentes para criar espaço para a coroa. O desgaste do esmalte é irreversível, uma vez que o esmalte não volta a crescer. Esses dentes sempre precisarão ser protegidos por coroas, mesmo que futuramente você comece a usar um tipo diferente de ponte dentária.

Ponte em extensão (cantilever)

Como a ponte tradicional, a ponte cantilever é fixada a um dente pilar, mas apenas de um lado. Quando há dentes naturais apenas em um dos lados de um dente faltante, a ponte cantilever é usada para permitir a fixação de uma ponte.

Como ocorre com as pontes tradicionais, o dentista precisará preparar o dente adjacente para fixar a ponte, desgastando o esmalte. Como a ponte cantilever só tem apoio em apenas um dos lados, a revista Journal of American Science observa que existe maior chance de complicações como dentes fraturados ou coroas soltas.

Prótese de Maryland

A prótese de Maryland ou ponte adesiva geralmente é recomendada para substituir os dentes na parte da frente da boca. Essa ponte usa bandas de metal ou porcelana para prender o dente pôntico à face posterior dos dentes naturais adjacentes.

Considerada uma alternativa mais conservadora à ponte tradicional, a prótese de Maryland não requer o desgaste do esmalte dos dentes adjacentes, pois a ponte não precisa ser fixada por coroas. A desvantagem é que a prótese de Maryland não é tão durável quanto a ponte tradicional. A prótese de Maryland é tão resistente quanto o material adesivo que a mantém no lugar, de modo que a fixação pode ser comprometida em áreas como os dentes molares, que estão sujeitos a muita força de mordida.

Ponte sobre implante

A ponte sobre implante é semelhante às pontes dentárias tradicionais, mas em vez de ser fixada por dentes naturais, é fixada por implantes dentários. Esse tipo de ponte é usado quando se tem mais de um dente ausente ou quando há maior chance de exercer muita pressão sobre implantes individuais que não são conectados.

Veja como funciona: um implante dentário é colocado para cada dente ausente para criar uma série que mantém a ponte no lugar. Em alguns casos, o dentista pode incluir um dente pôntico suspenso entre duas coroas sobre implantes, se não for possível colocar um implante para cada dente ausente. Como são necessárias duas cirurgias, uma para fixar os implantes dentários e outra para colocar a ponte, esteja preparado, pois o processo leva vários meses até a finalização da ponte sobre implante.

Como cuidar da ponte dentária

Todo tipo de ponte requer empenho para manter cuidados bucais rigorosos. A maioria das pontes dentárias dura de cinco a sete anos, mas com uma boa higiene bucal, elas podem durar dez anos ou mais. Converse com o dentista ou higienista dental sobre como limpar corretamente sua ponte dentária e considere evitar alimentos que possam causar problemas, como nozes, caramelo e pipoca.

Você não está longe de voltar a sorrir com confiança. Com tantos tipos de pontes dentárias disponíveis, você e seu dentista podem facilmente encontrar a melhor opção para você!

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.