4 dicas para escolher escova para dentes sensíveis

Com vários tipos de escova de dente nas lojas, nem sempre é fácil saber qual é a melhor para a sensibilidade nos dentes.

Especialmente quando você está procurando por uma escova que ajude para uma determinada condição, como a escova para dentes sensíveis.

Veja no que prestar atenção na hora de comprar.

Cerdas macias

Uma escova de dente ultra macia já parece mais confortável logo à primeira vista, não é? Optar por essa opção vai te ajudar a diminuir o risco de irritação nos dentes e na gengiva.

Algumas pessoas se perguntam sobre qual a melhor escova de dente, macia ou dura, achando que a dura pode limpar melhor.

Porém, as cerdas macias também são tão eficazes na limpeza quanto as duras, com a vantagem de não causar dores nem desconfortos. Dessa forma, são melhores para quem sofre com sensibilidade.

Para uma escovação confortável e eficiente também é preciso fazer essa atividade da forma correta. Será que você está mandando bem na hora de escovar os dentes?

Bom, para ter certeza, é só conferir e seguir o passo a passo a seguir:

Infográfico sobre ferida no céu da boca

Cabo ergonômico

  • Ter uma escova com cabo ergonômico também é uma ótima escolha para você que deseja:
  • ter mais conforto e firmeza durante a escovação;
  • evitar movimentos bruscos;
  • diminuir possíveis desconfortos nos dentes e na gengiva.

O cabo ergonômico, por permitir mais precisão, é uma das principais características que toda escova para dentes sensíveis deve ter.

Cabeça compacta

Sabe aquelas escovas que parecem menores? Pois é, elas podem ajudar a escovar aqueles dentes mais difíceis de alcançar.

Uma escova com cabeça compacta permite uma escovação mais precisa, o que pode ajudar na redução do desconforto da sensibilidade.

Avalie a faixa etária

A sensibilidade nos dentes e na gengiva é algo que pode afetar pessoas de qualquer idade.

A escova para dentes sensíveis pode apresentar características diferentes, que variam de acordo com a idade e as necessidades de cada pessoa.

Então, é importante buscar a ajuda de um(a) dentista para seguir as orientações adequadas de cuidado, que podem variar para crianças e adultos.

Conheça a Escova de Dente Colgate Gengiva Therapy

Agora que você já sabe como escolher escova para dentes sensíveis, é hora de conhecer um modelo ideal para proteger sua saúde bucal.

A escova Colgate Gengiva Therapy é uma ótima escolha. Isso porque ela tem cerdas ultramacias, proporcionando uma limpeza suave e eficaz, que, massageia e revitaliza sua gengiva.

Seu padrão de cerdas inovador gera uma alta ação espumante, enquanto envolve o dente para remover bactérias próximas da linha da gengiva.

 

Dúvidas frequentes sobre escova para dentes sensíveis

Quanto tempo precisa esperar depois das refeições para usar a escova para dentes sensíveis?

Normalmente, a orientação é que você espere uns 30 minutinhos depois de comer para escovar os dentes. Isso ajuda a saliva a equilibrar o pH da boca, que foi alterado pelas refeições e bebidas ingeridas. Então, para evitar riscos aos dentes, é só esperar meia hora e manter uma boa rotina de escovação no dia a dia.

Qual a diferença da escova macia para a escova de dente ultra macia?

A escova macia já é suave para não causar desconfortos nos dentes sensíveis e na gengiva, mas ainda é mais firme que a ultra macia. Esta apresenta cerdas ainda mais suaves e flexíveis, gerando mais delicadeza na escovação.

Escovas duras prejudicam a saúde bucal?

Sim, as escovas com cerdas muito duras podem causar desgaste no esmalte dos dentes e irritação na gengiva. Então é indicado marcar uma consulta com seu dentista para entender a situação da sua saúde bucal e escolher a melhor opção de escova para dentes sensíveis com cerdas macias ou ultra macias.

 

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.