O que todo mundo chama de "usar o fio dental" os dentistas preferem dizer "limpeza entre os dentes" (ou limpeza interdental). O fio dental é apenas uma das muitas ferramentas que você pode usar para realizar essa importante tarefa diária. O fundamental aqui não é falar de usar ou não, mas limpar adequadamente as laterais de seus dentes e a área entre eles, todos os dias, usando um método eficiente.
Isso porque a limpeza entre seus dentes pode ajudar a sua saúde bucal de duas formas, principalmente. Primeiro, ela tira detritos presos e matéria alimentar em áreas de difícil acesso. Segundo, ela remove a placa bacteriana (também conhecida como biofilme) das laterais de seus dentes. Eliminar a placa é crucial para a sua saúde da boca, uma vez que ela contribui para muitos problemas bucais se não for tratada.
A falta de higiene adequada entre os seus dentes pode contribuir para:
E para não chegar a esse ponto, o ideal é fazer o que você já sabe, mas nunca é demais lembrar: escovar os dentes (que por si só não remove toda a placa) e apostar na limpeza entre os dentes, que está associada a uma menor frequência de gengivite, cárie e perda dos dentes.
Mas e se você realmente não gostar de passar o fio dental, como acontece com algumas pessoas? Se esse é o seu caso, vamos te explicar o que dá para fazer e não descuidar da saúde da sua boca. Até porque, a cada dia, mais e mais ferramentas e tecnologias renovam as possibilidades da limpeza entre os dentes.
Afinal, a melhor maneira de fazer isso é escolher um jeito com o qual você de fato não deixe passar um dia sequer sem limpar entre os dentes. Por isso, experimentar até encontrar o seu método preferido pode ser uma ótima ideia. Se você usa um aparelho ortodôntico, tem dificuldades para alcançar determinadas áreas ou simplesmente não gosta de um método específico, por exemplo, esteja certo(a) de que existem outras opções.
Independentemente da sua escolha, não deixe de escolher produtos que respeitem as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Lembre-se que um produto de limpeza interdental deve ser mais eficiente do que a simples escovação e também seguro para que seu uso não provoque danos à boca.
Não invente e não se arrisque. Embora seja tentador usar outros itens para limpar entre seus dentes, isso não é recomendado. Não utilize utensílios, alfinetes ou outros métodos que possam danificar seus dentes.
Se a limpeza interdental causa desconforto ou sangramento no início, não deixe isso desencorajar você. Certifique-se de limpar suavemente, pois a remoção da placa pode ajudar a reduzir a gengivite e seus sintomas.
Veja algumas dicas de como se acostumar a manter a limpeza entre os seus dentes:
Não importa qual seja seu método favorito para a limpeza interdental, existem algumas dicas muito úteis para garantir que você esteja fazendo isso adequadamente:
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais