Quando escovamos os dentes, nosso objetivo é remover o máximo possível de placa bacteriana. De acordo com a American Dental Association (ADA), a placa bacteriana é uma película pegajosa, transparente e cheia de bactérias que cobre os dentes e as gengivas. A remoção da placa bacteriana através da escovação ajuda a manter os dentes saudáveis e livres de cáries. Usar creme antibacteriano, como o creme dental Colgate Total, é essencial para uma limpeza dental eficaz. Você e seus filhos devem escovar os dentes por pelo menos dois minutos. é essencial para uma limpeza dental eficaz. Você e seus filhos devem escovar os dentes por pelo menos dois minutos.
Durante a escovação, é necessário escovar as superfícies interna, externa e de mastigação de cada dente com movimentos curtos para frente e para trás. No entanto, lembre-se de escovar os dentes com cuidado, pois a escovação vigorosa pode irritar as gengivas. Não se esqueça de escovar também os tecidos moles, incluindo a linha da gengiva e a língua, para remover o máximo possível de bactérias da boca. Para ajudar a limpar toda a boca, considere usar uma escova de dentes com limpador de língua e bochechas.
Embora a escova de dentes consiga remover a maior parte da placa bacteriana, ela não consegue limpar completamente entre os dentes. Por essa razão, o uso diário do fio dental é obrigatório. De acordo com a ADA, o fio dental destrói colônias de bactérias que se formam ao longo da margem gengival e, ao mesmo tempo, estimula a gengiva, ajudando a prevenir doenças periodontais. Primeiro, puxe cerca de 40 centímetros de fio dental da embalagem. Enrole a maior parte do fio dental ao redor de cada dedo médio e use os indicadores para guiar o fio dental com firmeza entre os dentes. Usando apenas alguns centímetros do fio dental, mova-o suavemente entre os dentes em movimentos de vai e vem. Não se esqueça de curvar o fio formando uma espécie de C ao redor da base do dente para limpar um pouco abaixo da margem gengival. Utilize uma parte nova do fio dental para cada espaço interdental, para não levar a placa bacteriana de um dente para o outro. Não use muita força para não cortar ou machucar a gengivas.
As bactérias existentes na boca se alimentam de açúcar; de fato, o açúcar é a fonte natural de alimento para essas bactérias. Segundo a ADA, alimentos com baixo teor de amidos e açúcares podem ajudar a matar as bactérias da boca de fome. Em vez de comer alimentos processados com aditivos e carboidratos simples, experimente preparar mais refeições com legumes e verduras frescos e proteínas magras para toda a família. Além disso, tente restringir o consumo de lanches e petiscos pelos seus filhos no intervalo das refeições para manter a boca limpa e saudável entre as escovações. Outra maneira fácil de reduzir o consumo de açúcar é substituir as bebidas doces e gaseificadas por água. Essa troca não só ajuda a matar as bactérias de fome, como também ajuda a remover resíduos da boca.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais