Existe uma maneira certa e errada de escovar os dentes. Para uma escovação mais completa:
Escove por pelo menos dois minutos. Use uma ampulheta ou sua música favorita para ajudar você e seus filhos a controlar o tempo.
Manual ou elétrica, tipo de cerdas e cabo, tamanho, e claro, cor! Quando se trata de escolher uma escova de dentes, há muitas opções. Selecione uma escova com cerdas macias e cabeça de tamanho pequeno a médio, conforme recomendado. O resto é com você.
Opte por uma pasta de dentes que conte, por exemplo, com o selo da ABO e que contenha fluoreto – ele ajudará no combate à placa bacteriana e prevenirá a cárie dentária.
Assim como a escovação, há uma maneira certa e errada de fazer uso do fio dental. Lembre-se de:
O enxaguante bucal refresca o hálito, reduz a placa bacteriana e a gengivite, clareia os dentes e acalma a boca seca. E com seus benefícios antimicrobianos e fluoreto adicional, você se perguntará por que não o adicionou à sua rotina antes!
Para manter sua escova de dente limpa, basta enxaguá-la e deixá-la secar após a escovação. Evite cobri-la ou compartilhá-la, pois isso promove a proliferação de bactérias.
Substitua sua escova de dente a cada 3 a 4 meses e após a recuperação de qualquer doença. A maioria das escovas de dentes manuais e elétricas tem um indicador de cor nas cerdas. Se você cuida de uma criança, lembre-se de que quanto mais vezes você trocar a escova de dentes dela, mais animada ela ficará para fazer isso.
Um raspador de língua remove o excesso de bactérias bucais. Adicione esta prática à sua rotina diária de cuidados bucais para eliminar bactérias e refrescar o hálito. Selecione uma escova de dentes com um raspador na parte de trás para maior comodidade.
A escovação duas vezes ao dia, geralmente após o café da manhã e o jantar, já deve estar instaurada. Mas se você fizer um lanche durante a noite, também deve escovar os dentes. Biscoitos e sorvetes enchem sua boca com açúcar e bactérias, e dormir por 7 a 8 horas após o lanche sem escovar os dentes permite que as bactérias se proliferem.
Ao integrar essas dicas, hábitos e rotinas, sua higiene dos dentes passará de boa a excelente. E não se esqueça de consultar seu dentista duas vezes ao ano – você terá orgulho de exibir seu sorriso saudável e brilhante.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais