As principais regiões examinadas para detecção de câncer oral são rosto, pescoço, lábios, interior do nariz e cavidade bucal. Antes da triagem, o paciente deve tirar todos aparelhos e dispositivos dentais removíveis para deixar toda a área exposta.
A Fundação de Câncer Bucal (OCF em inglês) explica que o paciente pode estar sentado ou deitado, e o dentista procurará sinais de assimetria, edemas, inchaços, manchas, ulcerações ou outras anormalidades. Para examinar o interior da boca, o profissional usará uma boa iluminação e um espelho para ver a região de maneira clara; ele também usará um abaixador de língua para imobilizar o órgão e olhar a parte de trás da boca. Pode ser que o dentista peça ao paciente para dizer "Ahh" para expor áreas na garganta que são difíceis de ver. Outras ferramentas podem ajudar o médico a avaliar gengivas, parte interna das bochechas, céu da boca, amígdalas, garganta e debaixo da língua.
Após ou durante o exame visual, o médico ou o dentista também apalpará a cabeça e o rosto, ao redor da mandíbula, debaixo do queixo e na cavidade oral para detectar nódulos ou massas incomuns. Outro sinal de um problema potencial é a imobilidade em algum tecido normalmente móvel, e pode ser que ele pergunte se você sente algum desconforto ao apalpar determinada área. O paciente pode também ser instruído a engolir enquanto a garganta é examinada, de acordo com o OCF.
Além de uma lanterna, espelho, abaixador de língua e de outros equipamentos médicos, o dentista pode utilizar ferramentas específicas para concluir o exame preventivo de câncer bucal. A Fundação de Câncer de Boca destaca alguns mais comuns:
Um exame preventivo de câncer bucal é algo feito por precaução, não é um diagnóstico. Se o médico ou dentista não encontrar nada de anormal durante o exame, ainda assim o paciente poderá ser instruído a retornar em intervalos regulares para acompanhamento – especialmente consumir tabaco, bebidas alcoólicas ou tiver outros comportamentos que aumentam o risco de câncer oral.
Às vezes, o médico ou dentista pede mais exames ao paciente para chegar ao diagnóstico final. Mas é importante manter em mente que resultados que requeiram mais investigação não significam necessariamente um diagnóstico de câncer.
Uma investigação de câncer oral não é apenas um exame médico; é também uma oportunidade de conversar com seu médico ou dentista sobre receios e preocupações, e obter aconselhamento de como reduzir o risco de desenvolver a doença. Se você está ansioso acerca de um exame preventivo de câncer, escreva uma lista de perguntas antes de você ir à consulta.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais