As cavidades dentárias, também chamadas de cárie dentária são buracos que se desenvolvem na superfície dura dos dentes. O processo da cárie ocorre ao longo do tempo:
Você pode reverter certos estágios da formação das cavidades dentárias. As manchas brancas na superfície dos dentes são um dos primeiros sinais de alerta de que a cárie está presente, mas não rompeu o esmalte. Fluoretos e outros métodos de prevenção podem ajudar um dente nos estágios iniciais da cárie a se reparar (remineralizar).
Uma vez que as cavidades dentárias pioram e há uma ruptura no esmalte, somente um dentista pode reparar o dente. Então, o tratamento padrão para cavidades dentárias é remover a cárie e reparar o dente com uma restauração ou tratamento recomendado.
Se a cárie estiver contida, o dentista removerá a cárie e a substituirá por uma restauração. Se a cárie não for contida, o dentista removerá a cárie e recomendará o tipo de tratamento necessário para restaurar o dente.
Onde quer que se forme uma cárie, seja na raiz do dente ou em uma parte exposta do esmalte, o desenvolvimento das cavidades dentárias é o mesmo. No entanto, o posicionamento das cavidades dentárias pode determinar a rapidez com que ela se forma e outros fatores podem afetar seu risco.
A boa notícia: as cavidades dentárias podem ser evitadas! Prepare a sua boca e os seus dentes para o sucesso com estes simples hábitos e dicas de higiene oral:
Faz sentido que as superfícies difíceis de limpar de seus dentes sejam as partes mais propensas a desenvolver cavidades dentárias. Entre elas:
Tome muito cuidado ao limpar essas áreas para evitar o acúmulo de placa.
Lembre-se, a formação de cavidades dentárias é um processo que ocorre ao longo do tempo, o que também significa que você tem a oportunidade de revertê-lo se as cavidades dentárias forem detectadas precocemente. Aqui estão algumas maneiras pelas quais seu dentista procurará cavidades dentárias durante um exame:
Os estágios iniciais da cárie geralmente são indolores. Apenas exames dentários regulares e radiografias (ou outros dispositivos de detecção de cavidades dentárias) podem mostrar sinais precoces de cárie. Se seus dentes ficarem sensíveis ao beber bebidas quentes ou frias, ou mastigar alimentos muito doces, isso pode ser um sinal de cavidades dentárias e você deve entrar em contato com seu dentista.
Procure sempre uma recomendação profissional do seu dentista. Se não forem tratadas, as cavidades dentárias continuarão a progredir e podem destruir o dente. Além disso, as cavidades dentárias podem levar ao surgimentos de outras cavidades dentárias, por vários motivos:
A prevenção das cavidades dentárias começa com bons hábitos de higiene bucal. Lembre-se de escovar os dentes com creme dental fluoretado pelo menos duas vezes ao dia. Faça uso do fio dental todos os dias para evitar o acúmulo de alimentos e placa dentária e consulte seu dentista a cada seis meses.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
QUIZ DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais
QUIZ DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais