Sim, se for um hábito muito forte e se você não se cuidar. O chiclete comum é rico em açúcar e, quando ingerido em excesso, pode trazer consequências nada agradáveis para a saúde bucal.
A cárie é uma delas, mas não a única.
Mascar chiclete durante muitas horas pode afetar a articulação temporomandibular.
O excesso de mastigação pode resultar:
No desgaste dos ligamentos das articulações
Em dificuldade para mastigar
Em problemas com deglutição
Em dor de cabeça e outros sintomas
O hábito também aumenta as chances de atrito, o que pode levar a um desgaste antecipado do esmalte dos dentes.
Em casos nos quais o dente foi substituído por uma prótese, mascar chicletes em excesso também pode causar a deterioração das restaurações e resultar em danos nas pontes dentárias.
E claro, não é segredo para ninguém que o consumo excessivo de chicletes também pode resultar em cáries nos dentes.
Muitos chicletes são ricos em:
Açúcar
Carboidratos
Conservantes
Amido
Esses ingredientes aumentam a quantidade de ácido nos dentes, que é o responsável pelo surgimento das cáries e também podem causar dor no dente ao comer doce.
Então, se mascar chiclete faz mal aos dentes, o que fazer para acabar com o problema?
Existem formas de evitar eventuais problemas bucais causados por esse doce.
A principal dica aqui é manter seus dentes limpos e seguir uma rotina adequada de higienização. Para isso:
Escove os dentes após as principais refeições do dia
Use um bom enxaguante bucal
Passe fio dental todos os dias
Visite o(a) dentista regularmente
No momento de escovar, posicione a escova dental a 45 graus da linha da gengiva e massageie as gengivas num movimento para trás e para frente.
Mova então a escova dental para cima e para baixo e para trás e para frente usando movimentos curtos com o intuito de limpar as superfícies externas e internas dos dentes.
Ah, e não se esqueça da superfície dos dentes do fundo, onde ocorre a mastigação.
Para isso, a recomendação é usar o creme dental Colgate Total 12 Clean Mint. Ele mantém os dentes brancos, ajuda a fortalecer as gengivas e proporciona 12 horas de proteção ativa contra as bactérias. Fica a dica!
E, claro, além de controlar o consumo de chicletes ricos em açúcar, estar sempre em contato com seu(a) dentista é a melhor opção!
Este(a) profissional será responsável por realizar o diagnóstico da sua saúde bucal, indicar os tratamentos mais adequados e, sempre que necessário, relembrar os principais cuidados que você precisa manter no dia a dia!
Muitos especialistas não indicam mascar chicletes por conta da sua composição. Geralmente, os chicletes são compostos por açúcar, amido e conservantes, ingredientes que contribuem para o desenvolvimento de problemas bucais, como cárie e gengiva inflamada.
Se a ideia é manter o hábito de mascar chicletes, mas sem prejudicar a saúde bucal, o chiclete sem açúcar é a opção ideal.
Além de auxiliar a promover a salivação, ele também ajuda a controlar o bruxismo.
Quando se masca chicletes ricos em açúcar todos os dias, os dentes passam a desenvolver problemas como cáries e desgaste nos dentes.
Quem optar por manter o hábito deve consumir chicletes sem açúcar.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
QUIZ DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais
QUIZ DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais