Para começar: quem é o dente do siso?

Os terceiros molares, popularmente chamados de “dente do siso”, são os últimos dentes permanentes a nascer. E eles, em geral, aparecem no fim da adolescência ou início dos 20 anos.

Para quem tem boas lembranças deles, é porque esses dentes cresceram retos e saudáveis. Mas, às vezes, esses valiosos dentes podem passar por alguma situação que faça com que eles quebrem.

E um molar quebrado é algo para se levar a sério. Por isso, quando acontece, você deve buscar ajuda profissional imediatamente antes que a situação piore.
Vamos entender melhor?

Risco de infecção e cárie

Quando se trata de um dente quebrado, o tempo é essencial. Um dente do siso quebrado sem tratamento pode levar a muitos problemas, além do incômodo e da temida dor insuportável.
Dependendo do ponto da quebra, pode surgir uma uma cavidade que deixa o dente mais vulnerável a bactérias e à cárie. E se essas bactérias entrarem na cavidade, você pode acabar com um dente infeccionado.
Por sua vez, uma infecção não tratada pode se espalhar para a gengiva de outros dentes e para a mandíbula ou maxilar. Mais do que isso: uma infecção na nova pode até se espalhar para outras partes do seu corpo, levando a mais problemas de saúde e doenças.

Os sinais de infecção no siso

Os sinais de infecção incluem:

  • inchaço ao redor da área do dente quebrado e dos tecidos próximos,
  • dor latejante,
  • e, às vezes, febre.

Opções de tratamento

Se um dente seu do siso quebrar, veja o que fazer:

  • chame seu(ua) dentista imediatamente,
  • marque uma consulta para examinar o dente (com um raio-x, por exemplo, para determinar as opções de tratamento),
  • não espere até que a dor insuportável chegar (pode ser tarde demais para salvar o dente).

E se acontecer de o dente do siso inflamar, será preciso tratar com antibióticos. E, sim, tirar o dente quebrado por meio de uma intervenção cirúrgica pode ser uma das opções recomendadas pelo(a) dentista.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.