Sua boca, nariz, língua, lábios e até mesmo as cordas vocais são cobertos por centenas de glândulas salivares microscópicas, de acordo com o Memorial Sloan Kettering Cancer Center. Essas glândulas salivares menores ajudam a liberar e reter o líquido na boca. Mas suas glândulas salivares principais fazem a maior parte do trabalho quando se trata do fluxo salivar. De acordo com um estudo publicado no International Journal of Oral Science (IJOS), as três principais glândulas salivares ficam localizadas em suas bochechas, mandíbula e assoalho da boca são responsáveis pela produção de 90% de sua saliva. Essas glândulas — parótida, sublingual e submandibular — produzem saliva e a fazem circular em sua boca através de dutos, conforme observado pelo Memorial Sloan Kettering Cancer Center.
Uma pessoa saudável produz 600 ml de saliva todos os dias, de acordo com o estudo do IJOS, e aproximadamente 99% dessa saliva é água. O 1% restante contém uma infinidade de componentes, como sódio, cálcio, magnésio, potássio, imunoglobulinas, proteínas, enzimas e mucinas, relata um artigo do The New Zealand Dental Journal. Esses componentes da saliva, embora representem apenas uma pequena porcentagem, desempenham funções únicas que são essenciais para a sua saúde. Proteínas
Todos os componentes da saliva atuam juntos para ajudá-lo a comer, falar e manter a boca limpa diariamente. Aqui estão apenas algumas das muitas funções da saliva, conforme observado pela Associação Americana de Odontologia (ADA):
Além disso, a saliva pode desempenhar um papel importante no diagnóstico de problemas de saúde. Os médicos já podem usar a saliva para testar a infecção pelo HIV e são capazes de usá-la para detectar câncer da boca doenças genéticas em um futuro próximo, relata o NIH.
Como a saliva é muito importante para sua saúde bucal e geral, é importante consultar seu dentista ou médico se você estiver sofrendo de um fluxo salivar inadequado, também conhecido como "boca seca". A ADA relata que chupar balas ou mascar chicletes sem açúcar pode estimular a produção de saliva. No entanto, você deve procurar conselho profissional se o problema persistir, para evitar que problemas mais sérios, como cáries, se desenvolvam.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais