A gengivite infantil pode ocorrer por conta de alguns hábitos diários que não favorecem a saúde bucal ou outras condições, como:
Higiene bucal inadequada.
Excesso de consumo de açúcar.
Mudanças hormonais, como a chegada da puberdade.
Bruxismo: ranger o dente de leite enquanto dorme.
Dentre outros.
A esse respeito, no tópico a seguir serão apresentadas informações úteis para evitar a gengivite durante a infância.
A melhor forma de evitar o desenvolvimento de gengivite e outras condições que possam afetar a saúde bucal é a prevenção e cuidados diários:
A consulta com um(a) odontopediatra de forma regular pode ajudar a identificar situações que poderiam comprometer a saúde bucal.
Além disso, a limpeza profissional também é uma aliada aos cuidados diários de higiene bucal para prevenir doenças como:
Gengivite.
Cárie.
Periodontite.
O(a) odontopediatra também acompanhará o nascimento dos dentes e poderá orientar os pais ou cuidadores sobre como agir, por exemplo, com a erupção dos dentes molares permanentes que se inicia por volta dos 6 anos.
O uso de um creme dental adequado para a idade da criança é muito importante, pois ele terá a quantidade adequada de flúor e normalmente também terá uma embalagem que cativa as crianças, como é o caso do Gel Dental Colgate Smiles Minions.
Se for o caso de ser uma criança maior de 6 anos, você também pode optar pelo Colgate Total 12 Gengiva Reforçada.
O fio dental é importante para a rotina de higiene bucal infantil, assim como é para os adultos, pois auxiliará na remoção de resquícios de alimentos em regiões que a escova de dentes não alcança.
Os principais sintomas de gengivite infantil são:
Gengivas vermelhas e inchadas.
Maior sensibilidade na região.
Sangramento durante a escovação ou no uso do fio dental.
Gengiva retraída.
Mau hálito recorrente.
Portanto, diante de algum desses sintomas é importante que a criança passe por avaliação de um(a) odontopediatra para que os cuidados necessários possam ser tomados, de forma que a doença não evolua para periodontite.
O tratamento de gengivite infantil é menos invasivo do que o realizado com os adultos, porém diz respeito a um procedimento de limpeza, para que a placa bacteriana seja removida.
As crianças costumam seguir os exemplos dos adultos mais próximos que normalmente são pai e mãe. Portanto é importante que desde muito cedo a criança entenda que a higiene bucal e consultas preventivas ao(à) dentista façam parte dos hábitos da família, onde ele(a) poderá indicar produtos de qualidade para manter a saúde bucal em dia, como os da linha Colgate Periogard e Colgate Sensitive Pro Alívio.
Agora que você já conheceu um pouco mais sobre a gengivite na infância, acesse o site da Colgate e confira outros conteúdos relacionados ao tema de cuidados bucais na infância.
Normalmente, a gengivite apresenta sinais como vermelhidão e inchaço nas gengivas, podendo também causar maior sensibilidade na região, portanto, diante desses sintomas é necessário avaliar a saúde bucal.
Como a gengivite diz respeito a uma infecção na gengiva causada por placa bacteriana, é sim possível que a criança tenha febre, diante disso, é possível controlar a temperatura com a administração de um antitérmico e posterior consulta a um(a) odontopediatra.
O tratamento de gengivite nos pequenos é feito a partir de uma limpeza dentária realizada em consultório para que toda a placa bacteriana seja removida. Além disso, é importante intensificar os hábitos de higiene bucal em casa.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais