Gengiva retraída e enxerto gengival

Algumas das principais causas de retração gengival são doença periodontal, tabagismo, diabetes, genética e maus hábitos de higiene bucal. E mesmo com a melhor das intenções de manter a boca saudável, uma escovação excessivamente vigorosa ou uma escova de dentes com cerdas duras podem resultar em retração gengival.

A exposição da raiz dos dentes é um resultado comum da retração gengival, como informa a Academia Americana de Periodontia (AAP). O enxerto gengival é um procedimento cirúrgico que pode recobrir a raiz de um dente após a perda de tecido devido à retração da gengiva. Durante esse procedimento, o periodontista remove tecido do céu da boca e aplica sobre a raiz para recobrir a área exposta.

A enxertia pode ser feita em um ou vários dentes ou em toda a margem gengival, se necessário. Essa cirurgia pode reduzir a retração adicional e prevenir futuras perdas ósseas. Também é possível que a sensibilidade dentinária seja reduzida como resultado do procedimento.

No entanto, a recuperação de um enxerto gengival pode ser dolorosa e exige que você siga instruções específicas, como manter um curativo na área, ingerir alimentos pastosos e não enxaguar a boca. Se o enxerto gengival não for uma possibilidade que você está disposto a explorar, existem algumas alternativas que você pode tentar.

Regeneração

A retração gengival extensa pode resultar em perda óssea. A AAP observa que a regeneração é um procedimento cirúrgico no qual o tecido gengival existente é afastado para que um enxerto ósseo ou outro material regenerativo possa ser aplicado na área que sofreu perda óssea.

O objetivo é ajudar a regenerar o osso e o tecido antes do crescimento e da fixação de um novo tecido gengival na área. Provavelmente, você não precisará do procedimento de regeneração a menos que a doença periodontal avançada ou outros fatores tenham causado danos profundos na gengiva e no tecido ósseo.

Raspagem e alisamento radicular

A raspagem é uma parte da limpeza padrão que o higienista dental realiza em uma consulta regular de check-up. Para pacientes com doença periodontal, pode ser necessário um procedimento de raspagem e alisamento radicular, que se trata de uma limpeza mais profunda do que a tradicional.

A primeira etapa é a raspagem de toda a placa, bactérias e tártaro dos dentes e das superfícies radiculares. Em seguida, é feito o alisamento radicular, que é o procedimento de raspagem sob a gengiva para aplainar as áreas irregulares das superfícies radiculares. As superfícies lisas dos dentes impedem a regeneração da placa bacteriana, bactérias e tártaro abaixo da margem gengival. Isso permite que a gengiva cicatrize e volte a se fixar aos dentes.

Gengivoplastia

Outra opção é a gengivoplastia. Esse procedimento cirúrgico pode melhorar a saúde geral dos dentes e da gengiva e mudar o contorno do seu sorriso. Após administrar um anestésico local, o profissional usa um bisturi ou laser para remodelar a margem gengival, deixando-a mais uniforme. Após a remodelagem, o tecido gengival tende a permanecer mais saudável, pois o sulco entre os dentes e a gengiva torna-se menos profundo e mais fácil de limpar com a escovação. Uma gengiva mais limpa diminui as chances de desenvolver doença periodontal.

Não importa qual dessas alternativas ao enxerto gengival você acredita ser a mais adequada; converse com o dentista sobre todas as opções de prevenção e tratamento da retração gengival. Ele pode ajudar você a manter seu sorriso bonito e saudável.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.