A principal causa da gengiva inchada é a placa bacteriana, que pode ocasionar outras complicações, sendo capaz de comprometer a saúde bucal. Por esse motivo, é importante ter atenção e procurar um(a) dentista.
A seguir, serão apresentados três motivos que devem ser considerados como alerta em caso de gengiva inchada:
A gengiva inflamada é uma condição associada ao seu inchaço e que indica que algo não está bem com a saúde bucal. Já nesse momento, alguns hábitos precisam ser mudados antes que esse estágio inicial se desenvolva para uma infecção por conta de acúmulos de bactérias na boca.
Quando há uma infecção na gengiva pode haver a presença de pus. Neste cenário mais avançado, o acúmulo de placa bacteriana já começou afetar ainda mais a saúde bucal e a intervenção de um(a) dentista se faz mais do que necessária, pois somente um tratamento caseiro pode não ser suficiente para a cura.
As doenças sexualmente transmissíveis (DST's) podem ser responsáveis pelo surgimento de inchaço na gengiva e infeccionar posteriormente. Isto porque dependendo da doença pode comprometer o sistema imunológico da pessoa ou ter como reação o surgimento de erupções na boca que sejam porta de entrada para bactérias.
A gengiva inchada pode ter alguns sintomas relacionados, dependendo da causa dessa condição, por exemplo:
dor de dente e gengiva inchada;
siso nascendo e gengiva inchada.
Isto ocorre porque a gengiva inchada pode comprometer a sensibilidade dos dentes. Quanto ao nascimento do siso ou outros dentes, como ocorre com as crianças menores, a gengiva pode ficar inchada, pois o dente que está nascendo está rasgando-a por conta do processo de erupção dos dentes.
Nos casos em que a gengiva está apenas inchada e ainda não ocorreu nenhuma infecção, alguns cuidados diários de higiene bucal podem ajudar a eliminar o inchaço, mas isso não descarta a necessidade de consulta com um(a) dentista para avaliação da saúde bucal.
Uma rotina de higiene bucal adequada e completa pode ser o que esteja faltando para a manutenção da saúde bucal.
Portanto, é necessário:
realizar a escovação dos dentes após as refeições;
usar fio dental;
utilizar enxaguante bucal diariamente.
O uso de um creme dental específico para a gengiva, como a Colgate Sensitive Pro Alívio pode ajudar a aliviar os sintomas em caso sensibilidade.
Alguns alimentos precisam ser evitados em caso de inchaço na gengiva, porque ao mastigá-los, pelo fato de serem mais rígidos, podem ferir a gengiva que já está sensível e inchada.
Portanto, diante de inchaço na gengiva alguns alimentos precisam ser evitados, como:
pé de moleque;
amendoim;
batata frita;
Uma limpeza profissional, também conhecida como profilaxia, pode proporcionar uma limpeza mais profunda dos dentes e da gengiva, eliminando qualquer resquício de alimento que possa ser o causador de aglomeração de bactérias.
Usar escova de cerdas macias, como a da linha de produtos PerioGard, pode ajudar no processo de escovação, para que a higiene bucal seja realizada sem irritar ainda mais a gengiva que já está inchada e precisa de cuidados.
Conforme você viu aqui, a gengiva inchada é o estágio inicial de doenças como gengivite e periodontite. Para evitar o agravamento dessa condição, é necessário passar pela avaliação de um(a) dentista que poderá recomendar o melhor tratamento.
Além disso, você também pode optar pela linha Colgate Total 12 Ele ajuda a reduzir as bactérias nos seus dentes e a apoiar as defesas naturais da sua boca.
Utilize produtos adequados para a higiene bucal, como: escova de cerdas macias, creme dental específico para o tratamento da gengiva e uso diário de fio dental e enxaguante bucal.
O inchaço na gengiva tem várias causas, dentre elas DST 's, porém quem poderá afirmar com certeza o que está ocasionando inchaço é o(a) dentista.
Sim, pois a gengiva inchada é indício de que algo não está bem com sua saúde bucal. Um(a) dentista poderá indicar o melhor tratamento. Nos casos mais iniciais, uma limpeza profissional já pode trazer bons resultados.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais