E esse último sintoma é muito associado ao nascimento dos primeiros dentes. Ou seja, existe a crença de que o excesso de salivação afeta o aparelho gastrointestinal. Mas o fato é que a comunidade médica não confirma a relação entre a dentição do bebê e qualquer problema com o trato alimentar.
Por isso, é importante saber mais sobre a diarreia em bebê, como aliviar e se existe relação com os cuidados da boca.
Boa leitura!
Essa pergunta costuma fazer muitos pais e mães perderem o sono. Natural, mesmo porque não é uma condição ideal para o desenvolvimento dos pequenos.
Embora a diarreia não seja uma conequência da dentição do bebê, como explicam os médicos, algumas crianças podem ter fezes mais soltas com frequência na fase da dentição.
Ou seja, além dos possíveis incômodos causados pelo nascimento dos dentes, a criança também passa pelas dificuldades provocadas pela diarreia.
Se isso está acontecendo, experimente colocar em prática as dicas a seguir - sempre com orientação do(a) pediatra.
Diarreia e dente nascendo podem até não ter uma relação direta, mas uma coisa é certa: se a criança está sofrendo com isso, uma solução eficaz é oferecer líquidos para evitar a desidratação.
Também é importante criar uma dieta leve, com alimentos de fácil digestão, como:
Como você já viu, não é certo que dente nascendo pode dar diarreia, mas também é comum que os pequenos sofram com a coceira e uma dor incômoda na gengiva.
Uma solução prática é usar o seu próprio dedo para massagear o local. A sensação é de alívio imediato, especialmente quando o bebê está muito inquieto.
Só não esqueça de lavar bem as mãos antes de tocar na boca do seu filho. Afinal, vírus e bactérias podem entrar no organismo dos pequenos, o que aumenta os riscos de uma gastroenterite viral.
Com o dente nascendo em bebê, é comum que ele recuse certos alimentos – especialmente se a dor da dentição vier acompanhada de outros sintomas, como a diarreia.
Para reverter esse quadro, uma boa alternativa é oferecer palitinhos de cenoura, que são uma fonte leve de nutrientes para o sistema digestivo do bebê.
Na preparação, basta:
Se for cozinhar, a cenoura fica bem macia para a criança ingerir. Já no segundo caso, o palitinho frio ajuda a aliviar a gengiva dolorida.
Outra forma de distrair a criança e aliviar o desconforto dessa fase é oferecendo mordedores.
Muitos deles podem ser colocados no congelador, atuando como uma espécie de “anestésico” para reduzir a sensibilidade e a dor na gengiva do bebê!
Bom, isso pode ser considerado um mito. A crença mais comum é de que o excesso de salivação causado pela dentição afeta o aparelho digestivo.
Mas os médicos ainda não confirmam uma relação causal entre a dentição e a diarreia!
Mas por que esse mito ainda vive? Acontece que na fase da dentição os bebês estão mais propensos a pegar bactérias que causam diarreia. Afinal de contas, eles colocam qualquer coisa na boca para tentar aliviar o desconforto – e claro, muitas delas não são muito limpas.
Além disso, a dentição costuma acontecer entre os 6 e os 24 meses de idade, uma fase em que uma alta porcentagem de crianças apresenta doenças diferentes.
Esses sintomas podem coincidir com a dentição, mas provavelmente não têm nenhuma relação com ela.
Como dito anteriormente, se o(a) pequeno(a) tiver diarreia durante a fase de dentição, é importante prestar atenção no que ele coloca na boca. Objetos não higienizados podem causar doenças que tenham a diarreia como um sintoma.
Procure manter a criança sempre hidratada, oferecendo líquidos e alimentos ricos em nutrientes.
Se a diarreia piorar, procure imediatamente um(a) médico(a) pediatra que indique o tratamento mais adequado.
Também não esqueça que, nessa fase, é fundamental manter a higiene da gengiva e dos primeiros dentinhos.
Para isso, você pode contar com a fórmula de Colgate Zero Kids
Isso acontece porque na medida que os dentes rompem a gengiva, o bebê pode sentir uma sensação de pressão, inchaço e dor na região. A dentição também interfere na rotina de sono e na alimentação da criança, causando ainda mais irritação.
Não é uma regra, mas pode acontecer. Isso porque o processo de dentição leva a certos comportamentos, como morder objetos, chupar os dedos e babar em excesso. Indiretamente, esses hábitos podem aumentar o risco de exposição a germes e bactérias.
Os sinais não são os mesmos para todos os bebês. Mas normalmente, essa fase pode vir acompanhada de coceira, baba excessiva, falta de apetite e dificuldades para dormir.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais