Outro ponto importante: essa condição pode dificultar a fala do bebê ou facilitar algum outro tipo de problema. Daí o motivo de você saber mais sobre a língua presa em bebê, como identificar e as formas de tratar.
Veja três sinais desse problema neste conteúdo e a importância de tratar desde cedo.
Essa é a primeira pergunta que deve ser respondida sobre este tema.
A língua presa de bebê, cujo nome médico é anquiloglossia, é uma condição em que a membrana que conecta a língua ao “assoalho” da boca (frênulo lingual) é mais curta ou espessa do que o normal.
Essa membrana é a que você vê na base da sua língua quando encosta a ponta no céu da boca. E alterações nela podem dificultar a movimentação da língua, afetando a fala, alimentação e outros processos bucais.
Esse problema também pode acontecer quando o frênulo lingual é mais curto ou mais grosso do que o normal.
Essa é outra condição possível: quando o freio lingual posterior fica sob o tecido mucoso. Por isso, o nome é freio submucoso: essa parte da língua está embaixo da camada de mucosa.
Não é possível enxergá-lo, então você ou o(a) pediatra (ou odontopediatra) deve examinar a boca do bebê por meio de toque.
Antes de se preocupar, saiba que essa condição é algo bem corriqueiro em crianças pequenas. Em vários casos, bebês que nascem com ela não têm sua qualidade de vida afetada.
Mas, mesmo sendo comum, a língua presa de bebê aumenta as chances de dificuldades, como na sucção na hora de mamar. E Isso, por sua vez, pode levar a um ritmo mais lento no ganho de peso, tão importante nos primeiros meses de vida.
Não por acaso, algumas indicações médicas são de cirurgia de freio de língua em bebê. E a intervenção é simples.
Mas, como saber se o bebê tem a língua presa? Veja três principais sinais que você pode identificar.
Nos primeiros anos e meses de vida, a alimentação exige cuidado. A começar pela amamentação, que depende não apenas de uma relação muito íntima entre a mãe e os pequenos, mas também do próprio aprendizado dos bebês.
E um dos sinais de língua presa devido ao freio posterior é a dificuldade dos bebês na alimentação. Como dito antes, a capacidade limitada em movimentar a língua pode fazer com que a criança não consiga uma posição adequada para mamar.
Em vez de sugar, ela pode morder o mamilo. Mas, lembre-se: esse pode ser apenas um fator. Ou seja, se observar alguma dificuldade na amamentação, o motivo pode ser outro.
A anquiloglossia também pode causar problemas na fala da criança, com dificuldade para pronunciar o "t," o "l," o "r" e outras consoantes.
Sem tratamento adequado, a língua presa de bebê pode desencadear uma limitação do movimento da língua. Isso leva à dificuldades de fala no crescimento.
Outro sinal da língua presa de bebê é a dificuldade em fazer a higiene oral, dificultando a escovação dos dentes.
Com a língua do bebê presa, é maior o risco de uma cárie e outros problemas de higiene bucal no futuro.
Pode até ser, como já dito antes, que a língua presa não atrapalhe a vida e o crescimento da criança. Por exemplo: em alguns casos, o freio lingual posterior se solta sozinho.
Porém, é fundamental consultar o(a) pediatra ou odontopediatra se desconfiar de que a sua criança possa ter anquiloglossia. Ou seja, é melhor prevenir qualquer possível dificuldade que a criança possa ter, com a fala ou no seu ganho de peso.
Além disso, é importante manter a saúde da boca da criança desde cedo. Manter uma rotina de higiene bucal é a melhor saída para esses cuidados, com escovação diária.
Para intensificar a higiene bucal, é importante contar com bons produtos, como Colgate Kids Zero
Este tipo de creme dental vegano é desenvolvido especialmente para fazer uma limpeza eficaz e segura para os dentes dos bebês. Assim, você garante uma higiene correta sem agredir a natureza sensível da boquinha do seu bebê!
Há como limpar a língua do bebê suja de leite com uma gaze úmida ou escova de dentes de silicone. Faça em torno de 10 movimentos de cima para baixo na sua língua.
A cirurgia de freio de língua em bebê é simples e feita em um consultório de dentista. Aplica-se uma anestesia local e faz um corte no freio.
O profissional indicado para tratar o freio lingual submucoso é um cirurgião-dentista para adultos, ou um odontopediatra para os casos com bebês e crianças.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais