Mas pode acontecer também de a irritação cutânea ser uma uma alergia na boca do bebê, uma infecção ou um probleminha de pele ressecada devido ao aumento da baba. Veja neste conteúdo 5 sintomas dessa fase e também formas de aliviar a erupção cutânea nos bebês.
Boa leitura!
Apesar de a erupção cutânea ser um problema de pele que pode aparecer em qualquer idade, na fase de dentição ela se torna mais comum.
O desconforto dos pequenos nesse momento pode resultar em choro, irritação e muita dor de cabeça para os pais.
Por isso, entender exatamente como funcionam os sintomas é essencial para saber aliviá-los. Agora que você já sabe o que é erupção cutânea, entenda quais são os seus sinais.
Por causa da dor na gengiva, os pequenos começam a sentir muitos incômodos, o que naturalmente já pode causar manchas vermelhas ao redor da boca do bebê.
Para aliviar, você pode fazer o seguinte:
deixe um chá de camomila na geladeira e coloque um pouco em paninhos higienizados,
na sequência, passe suavemente nas bochechas e gengiva, aliviando o inchaço e diminuindo a inflamação.
Mas sempre consulte o(a) pediatra, combinado?
Você pode oferecer mordedores limpos e geladinhos para o bebê morder e aliviar o desconforto da gengiva ao longo dos dias.
Só tenha cuidado para que os mordedores estejam completamente higienizados e sejam de materiais seguros antes de entregar para o seu bebê.
Outro sintoma relacionado à erupção cutânea é a perda de apetite. Afinal de contas, ninguém tem vontade de comer sentindo dor, não é mesmo?
Para contornar essa recusa aos alimentos, você pode tentar oferecer refeições mais geladinhas, como purês de frutas e iogurtes, por exemplo.
Uma das consequências da irritabilidade nessa fase é a insônia. Os desconfortos resultam em mais dificuldade para os bebês conseguirem dormir.
É indicado criar uma boa rotina noturna. Tente fazer o seguinte:
crie um ambiente de sono confortável para o bebê;
mantenha o quarto a uma temperatura agradável, já que o excesso de calor pode agravar a erupção cutânea;
use roupas de cama macias e escolha um pijama confortável para o pequeno;
se possível, use umidificadores para ajudar a manter a umidade adequada no ambiente.
coloque músicas de ninar tranquilas em um volume baixo para ajudar o bebê a relaxar.
O inchaço e a sensibilidade na gengiva, além da vermelhidão, também podem causar erupção cutânea com mais frequência.
Para aliviar esse problema, você pode usar um dedo limpo ou uma gaze úmida com água filtrada e massagear suavemente a gengiva do pequeno.
Há algumas formas práticas e caseiras que você pode experimentar para aliviar a erupção cutânea no bebê. Entre elas estão:
mantenha a pele limpa e sequinha: passe uma toalha seca para evitar o acúmulo de saliva ao redor da boca;
higienize o bebê com suavidade: água morna, sabonetes livres de ingredientes artificiais e seque a pele delicadamente;
troque as fraldas frequentemente e use cremes que protegem a barreira da pele;
busque ajuda médica de um pediatra e de um dentista para receber as devidas orientações;
cuide da saúde bucal do bebê, utilizando pastas com substâncias naturais e escovas de cerdas macias.
Em relação ao último tópico, para facilitar a missão de cuidar da boquinha do bebê mesmo antes dos primeiros dentinhos, a pasta de dente Colgate Zero Kids é item essencial na bolsa do seu filho.
A saúde bucal do pequeno ficará em dia com essa pasta infantil, totalmente vegana e livre de ingredientes artificiais ou flúor, garantindo uma limpeza eficaz e segura para os primeiros sorrisos do seu pequeno!
Logo que os primeiros dentinhos começarem a surgir, por volta dos 6 meses de idade, vale ir a um pediatra e ao dentista para evitar problemas na pele e possíveis desconfortos. Esses profissionais passarão as recomendações adequadas para manter a saúde do bebê.
Pode ter a ver, sim, com a fase de dentição. Isso porque, nesse período, a produção de saliva aumenta e a necessidade de levar objetos à boca para morder e aliviar os desconfortos nas gengivas também. Então isso pode causar vermelhidão e inchaço ao redor da boca, nas bochechas e no queixo do bebê.
Não é indicado usar remédios sem antes ter uma recomendação médica, pois isso pode agravar ainda mais a situação. Então é indicado consultar um pediatra e um dentista para receber as orientações adequadas e aliviar os desconfortos do bebê na fase de dentição.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais