O ronco de bebê acontece quando os tecidos moles da garganta estão relaxados, cobrindo as vias respiratórias. Por isso, o tecido vibra, causando um ruído perceptível, quando o ar é inspirado e expirado.
Uma em cada dez crianças ronca. Se você perceber seu bebê roncando de vez em quando, está tudo bem. O ronco ocasional não perturba a qualidade do sono da criança o suficiente para causar preocupação.
Mas existem algumas questões relacionadas ao ronco infantil que ligam um sinal de alerta.
Bebê roncando pode ser resultado de adenóides ou desvio de septo. São condições que não oferecem riscos, a não ser que estejam afetando a respiração.
Isso porque adenóide é uma carne esponjosa situada atrás da cavidade do nariz. E ela causa problemas quando cresce muito.
Já o desvio de septo é uma disfunção na divisão entre as duas narinas: quando elas não são retas, podem atrapalhar o sistema respiratório. Por isso, a consequência pode ser o bebê roncando quando respira.
O ronco do bebê também pode ser causado pela alergia, como a rinite alérgica.
Outra doença respiratória que pode deixar o bebê roncando é a asma. Ela é uma inflamação nos brônquios, canais que levam ar para os pulmões, que dificulta a respiração, o que, por sua vez, pode levar ao ronco.
As infecções na garganta também podem resultar em ronco excessivo durante seu sono. Nesses casos, é normal que o ronco seja breve e ocasional, apenas enquanto o bebê estiver doente.
A apneia do sono é uma condição em que a criança para e volta a respirar várias vezes durante o sono.
Um dos sinais desse problema grave é quando o bebê ronca dormindo bastante, praticamente todas as noites.
Outro sinal comum é a criança dormir com o queixo ou o pescoço projetado para a frente, com a boca aberta.
A laringomalácia também pode afetar os bebês. É uma anomalia geralmente diagnosticada no momento do nascimento ou nas primeiras duas semanas de vida.
Os bebês com laringomalácia nascem com a laringe flácida, que colapsa durante a inspiração. O resultado é uma respiração ruidosa que pode piorar no choro ou ao dormir de barriga para cima, podendo soar como um ronco.
Nessa altura do texto, é importante lembrar o que foi dito no começo: bebê roncando pode ser normal.
E um cuidado para prevenir é ter uma rotina de higiene bucal, mesmo antes da dentição, o que ajuda a evitar infecções e outros problemas de saúde que podem levar ao ronco.
Para isso, escove os dentes de sua criança de duas a três vezes por dia. Use um creme dental específico para os dentinhos infantis, como Colgate Zero Kids.
Isso porque essa pasta de dente infantil foi desenvolvida para bebês entre três a 24 meses. Além disso, proporciona limpeza eficaz e segura em caso de ingestão acidental, já que não tem ingredientes artificiais.
Mas, quando é preciso procurar ajuda se você perceber bebe roncando à noite com mais frequência ou intensidade?
A melhor atitude é sempre tirar a dúvida com o(a) pediatra, que pode indicar um tratamento para o ronco infantil. Ou seja, se estiver com suspeita, fale com o(a) profissional.
Sim, o refluxo pode deixar o bebê roncando ao dormir. Ocorre quando o alimento volta para o esôfago, causando uma má digestão e levando ao ronco.
Quando perceber o bebê roncando a noite, tenha atenção se ele se mantém na maioria das noites. Também, se a respiração durante o sono é ofegante ou com muitas pausas. Notando esses sinais, procure um médico para tratamento.
A chupeta pode influenciar no ronco infantil, pois ela modifica a arcada dentária da criança e deixa seu céu da boca mais alto. Isso traz dificuldades para a criança respirar, causando ronco.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais