Benefícios do uso de brincadeiras

Na agenda ocupada de um pai ou uma mãe, pode ser tentador ignorar a importância dos dentes decíduos ou de não perder as consultas regulares ao dentista. Entretanto, de acordo com a Associação Americana de Odontopediatria, dentes decíduos saudáveis ajudam seu filho a falar mais claramente e a manter o espaço para os dentes permanentes que nascerão mais tarde.

Em qualquer idade, é natural ficar apreensivo com a dor ou com a picada de uma agulha. Como explica a Associação Americana de Odontologia (ADA), as crianças mais novas podem achar o consultório do dentista desagradável por não se sentirem confortáveis. Você pode usar brincadeiras e atividades de aprendizagem como métodos divertidos e acessíveis de convencer a criança de que ir ao dentista é essencial para a saúde. Elas podem estimular as crianças a falar mais abertamente sobre seus medos e ansiedades e ajudá-las a se sentirem mais preparadas ― e no controle ― durante as consultas com o dentista.

Brincadeiras para crianças pequenas

Quadro de adesivos: quantos dentes eu tenho?

  • As crianças adoram observar o rosto no espelho. Crie no seu filho o hábito de abrir a boca diante do espelho e usar uma escova dental para contar os dentes. Guie delicadamente a escova ao redor da boca dele enquanto ele conta. Você pode acompanhar a quantidade de dentes usando um quadro. Para cada escovação bem feita que você fizer com ele, cole um adesivo no quadro e diga que ele poderá mostrar ao dentista na próxima consulta!

Cantar com a criança

  • Se for uma luta diária fazer com que seu filho pequeno escove os dentes de manhã e à noite, um pouco de tempo de tela educacional com algumas músicas e vídeos com curadoria da ADA pode ajudar a colocá-lo no ritmo. Você pode até mesmo cantar e dançar essas músicas enquanto seu filho escova os dentes por dois minutos.

Atividades para crianças em idade pré-escolar

Brincar de dentista

  • As crianças adoram brincar de faz de conta. Então, por que não fazer de conta que você é o dentista? Essa é uma ótima maneira de prepará-lo antes de ir para a consulta. O Stanford Children's Health recomenda não expor nenhuma ansiedade que você possa ter em relação ao dentista. Ao contrário, seja um dentista gentil e simpático e incentive seu filho a sentir orgulho e satisfação após concluir todas as etapas da consulta. Em seguida, inverta os papéis e faça de conta que você é o paciente! Existem até mesmo aplicativos que você pode usar com seu filho para explorar os diferentes instrumentos usados pelo dentista.

Jogos digitais de saúde bucal

  • Introduza jogos digitais de saúde bucal que exponham seu filho a termos como "placa" ou "cuidado bucal" e ensine a importância da boa alimentação usando quebra-cabeças, jogos de memória e outras atividades divertidas. Entre na brincadeira e permita que ele o ensine sobre o que aprendeu.

Ideias para crianças e pré-adolescentes em idade escolar

Para que a consulta com o dentista seja bem-sucedida, planeje com antecedência. Assegure-se de que seu filho esteja descansado, bem alimentado e informado sobre o que esperar no consultório odontológico. Se as primeiras consultas forem uma boa experiência, ajudarão a criar bons hábitos para a vida inteira.

Competição do sorriso "desagradável"

  • Essa é uma atividade que une diversão e prática: Compre algumas pastilhas evidenciadoras de placa na farmácia local. Essas placas revelam as áreas de onde a placa bacteriana não foi removida e que precisam ser escovadas. Faça uma competição para ver quem tem o sorriso mais "desagradável" e incentive os amigos do seu filho a participarem da diversão. Depois, escovem os dentes juntos.

Falar sem usar os dentes

  • Quer enfatizar a importância dos cuidados bucais e das avaliações regulares? Desafie seu filho a falar sem usar os dentes, com os lábios apertados. Esse desafio não é apenas divertido (e quase impossível), mas pode convencer seu filho em fase de crescimento de que o compromisso com a boa saúde bucal agora pode ajudá-lo a evitar a perda de dentes e a doença periodontal no futuro. Proponha esse desafio e depois procure ter uma conversa com ele!

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.