A CPI é considerada presente em uma criança se ela tiver menos de 6 anos de idade e já tiver desenvolvido duas ou mais cáries na primeira dentição. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças estima que mais de 20% das crianças menores de 6 anos são afetadas pela CPI.
A AAPD destaca os seguintes fatores de risco para os bebês nos primeiros meses de vida:
Para os bebês a partir de um ano e crianças pequenas, os riscos são os mesmos, principalmente em relação a beber leite e suco entre as refeições. O açúcar dessas bebidas permanece sobre os dentes. Beber bastante água para remover o açúcar ajuda a evitar a cárie de mamadeira.
A Associação Americana de Odontologia recomenda que todas as crianças de até 1 ano de idade sejam atendidas por um dentista generalista ou infantil, já que esse é o período em que geralmente os dentes de leite inferiores e superiores da frente começam a nascer. Escovar os dentes duas vezes ao dia com um creme dental que protege o esmalte, com uma fórmula com flúor, marcar consultas regulares com o dentista e dar alimentos saudáveis que não contêm grandes quantidades de açúcar são três estratégias fáceis que os pais podem usar para diminuir o risco dos seus filhos desenvolverem cárie.
Quando as crianças aprendem que o creme dental não pode ser engolido, você pode incluir um enxaguante bucal duas vezes ao dia em sua rotina de saúde bucal diária. O enxaguante bucal anticárie com flúor ajuda a fortalecer o esmalte dos dentes e protege contra a cárie.
Quando detectada precocemente, a cárie que acomete os dentes primários (de leite) pode ser facilmente restaurada por um dentista generalista ou odontopediatra. A cárie pode ser muito dolorosa, por isso é fundamental tratá-la imediatamente.
A cárie da primeira infância é completamente evitável com a ajuda dos pais e dentistas. Um estilo de vida saudável e bons hábitos de higiene bucal ajudam a garantir um sorriso saudável por toda a vida.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais