Se o seu filho ainda chupa o dedo, não se preocupe. Existe uma variedade de coisas que você pode fazer para ajudá-lo a perder esse hábito.

  • Converse com seu filho sobre os efeitos negativos de chupar o dedo de uma forma que o deixe ciente do problema sem causar muita angústia.
  • Se seu filho chupa o dedo durante o dia, concentre-se em atividades que mantenham suas mãos ocupadas, como colorir, pintar com os dedos e brincar com argila.
  • Use muito reforço positivo para incentivar seu filho a não chupar os dedos durante o dia.
  • Na hora de dormir, coisas simples, como usar uma luva ou enfaixar o dedo "saboroso" à noite por algumas semanas, podem ser tudo o que seu filho precisa para perder o hábito.
  • Se o hábito de chupar o dedo for mais persistente, você pode consultar seu dentista para outras opções para afastar seu filho desse hábito.

Quando seu filho perder o hábito, certifique-se de elogiá-lo e recompensá-lo. Perder qualquer hábito é difícil, e sua conquista é algo de que ele deve se orgulhar!

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.