Saiba mais sobre as papilas circunvaladas

A forma, localização e função das papilas circunvaladas fazem delas papilas gustativas especiais. Em primeiro lugar, elas estão dispostas de forma distinta, formando um V, e a maioria dos adultos tem apenas de 7 a 12 dessas papilas na boca ― o menor número em relação às outras papilas gustativas, de acordo com o National Center for Biotechnology Information. Além disso, contêm glândulas salivares menores que ajudam na digestão. Em geral, segundo a revista Journal of the Canadian Dental Association, acredita-se que as papilas gustativas em diferentes partes da língua respondam a determinados alimentos, como doces, salgados e amargos. As papilas valadas demonstraram identificar gostos amargos ou ruins e, como estão localizadas na parte posterior da língua, contribuem para o reflexo de náuseas. Além disso, é muito difícil enxergá-las e examiná-las sem esticar a língua completamente para fora e sem uma fonte de luz adequada. Muitas vezes, os pacientes podem observá-las por acaso e, ao notar a diferença de forma e tamanho, procuram orientação do dentista ou higienista dental para descartar anormalidades.

Distúrbios do paladar e papilas circunvaladas

Como foi mencionado, essas papilas especiais podem frequentemente ser confundidas com uma condição anormal da boca. Em geral, sua aparência é normal e não há motivo para preocupação. Na maioria das vezes, elas podem ficar inchadas ou inflamadas se você tiver um vírus ou uma infecção, mas isso não é considerado grave.

Em alguns casos, o aumento das papilas valadas pode ser um indício de uma condição mais grave e recomenda-se uma consulta com o dentista ou médico. Muitas vezes, o problema é de natureza viral, mas às vezes pode ser atribuído a outras condições, como refluxo gastroesofágico ou câncer de boca.

Problemas menos graves que afetam as papilas e alteram o paladar podem ser causados por vários fatores, incluindo idade, efeitos colaterais de medicamentos prescritos, algumas doenças e deficiências vitamínicas. A perda de paladar mais comum pode ser atribuída ao trauma, ou seja, queimar a língua com alimentos ou bebidas quentes; nesse caso, o sintoma deve diminuir em cerca de 10 dias.

Cuidados com a língua e as papilas circunvaladas

As papilas circunvaladas e outras papilas gustativas localizadas na nossa língua precisam de muito cuidado para nos ajudar a saborear nossa comida ― um dos grandes prazeres da vida! Não fume, tenha uma boa higiene bucal e procure atendimento odontológico regularmente. Escove os dentes duas vezes ao dia com uma escova dental com limpador de língua e bochechas, que remove as bactérias dos dentes, língua, bochechas e gengiva. Cuidar da nossa língua é fundamental para manter a boca saudável e ter uma boa qualidade de vida.

 

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.