Ela é uma parte importante da boca. Ao engolir, a úvula e o palato mole se movem para cima, impedindo que alimentos e líquidos entrem na cavidade nasal. E também contribui para a fala.
Essa estrutura minúscula, também conhecida como úvula palatina, é formada de mucosa, tecido conjuntivo e músculo.
E tem mais: ela também previne o engasgamento ao desencadear um reflexo do corpo (que pode dar sensação de vômito ou náusea) quando algo toca a parte de trás da garganta (como quando você provoca um vômito com o dedo).
Mesmo pequena, ela pode inflamar ou inchar, o que pode causar desconforto.
A uvulite é uma das causas mais comuns de infecções causadas na “campainha da garganta”.
Essa inflamação é causada por algum outro agente infeccioso que ataca a região da garganta. Além disso, processos alérgicos, como rinite e sinusite, também podem causar essa condição.
Os sintomas mais comuns da uvulite são:
vermelhidão na garganta;
úvula inchada;
dificuldade em engolir.
Em alguns casos, isso pode trazer dores na região, assim como tosse seca.
Para buscar o tratamento de uvulite, o mais indicado é consultar um(a) médico(a), especialmente se notar vermelhidão ou a campainha da garganta inchada.
Como o próprio nome já diz, é quando ela fica com um tamanho considerado anormal. E isso faz com que o corpo tenha até uma dificuldade na circulação do ar para os pulmões.
Por isso, essa condição da úvula é um dos principais causadores da apneia do sono. Esse distúrbio atrapalha a respiração durante a noite, gerando o ronco e outros problemas mais graves.
Essa condição está relacionada com disfunções na formação do bebê, como o lábio leporino.
Ela acontece quando os tecidos não conseguem se encontrar no meio do céu da boca, responsável por formar a úvula. Ao invés da campainha, fica uma pequena abertura na região.
Isso pode causar problemas na fala e dificuldade na alimentação, principalmente nos bebês. Por isso, é ideal corrigir esse problema logo nos primeiros anos de vida.
Existem algumas formas de evitar a campainha da garganta inchada. Para isso, experimente adotar alguns hábitos no seu dia a dia.
Embora você possa consultar o médico quando perceber a úvula inflamada, também é possível prevenir um quadro mais grave da inflamação:
beba bastante líquido, pois a hidratação ajuda a evitar que vírus e bactérias se alojem no organismo;
evite hábitos nocivos para seu corpo, como tabagismo;
use um spray analgésico para a garganta;
mastigue bem os alimentos;
evite bebidas muito quentes, que podem machucar o tecido do local.
Além desses cuidados gerais, é importante manter a higiene da boca. Escove os dentes ao menos três vezes ao dia e passe fio dental diariamente, seguindo as instruções do vídeo:
Para intensificar os cuidados, use um enxaguante bucal que faça uma limpeza completa na região, como Colgate Total 12 Hálito Saudável.
A fórmula de Colgate Total 12 enxaguante ajuda a reduzir as bactérias que causam mau hálito.
Sim, é possível tirar o sino da garganta parcialmente ou totalmente. Esse tipo de intervenção cirúrgica pode ser feita em pacientes que sofrem com apneia do sono, por exemplo.
Você pode se consultar com um clínico geral ou um otorrinolaringologista para tratar a campainha da garganta inchada.
Sim. A úvula inflamada pode piorar com o ato de fumar, já que as substâncias presentes no cigarro são altamente tóxicas para o corpo humano.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais