O esmalte do dente é a camada externa e mais resistente do seu dente.
Se o seu esmalte estiver danificado, você pode:
E o que faz o esmalte dentário ser tão forte?
Bom, isso tem relação com a composição do esmalte dentário, já que ele tem uma alta concentração de minerais, como zinco, magnésio e cobre.
Além de servir de barreira para a dentina e nervos, o esmalte do dente também contribui para a estética da dentição. Como ele é naturalmente branca, ajuda a criar uma aparência saudável dos dentes.
Com a limpeza regular, é possível ter um sorriso mais brilhante e atraente. Por outro lado, a perda de esmalte pode deixar a dentição amarelada e os dentes sensíveis.
Com um esmalte dentário saudável, a forma e a estrutura dos dentes se tornam eficazes para cumprir as funções de:
mastigação;
trituração;
corte dos alimentos.
E claro, o esmalte dental também impede a entrada de bactérias no interior dos dentes, preservando a dentina e a polpa contra a ação dos microorganismos.
Apesar de toda a sua força, o esmalte dentário não é imbatível. Isso porque ele se degrada por conta da placa bacteriana e pelo excesso de açúcares e ácidos.
Por outro lado, vale lembrar que a saliva ajuda a preservar sua integridade, protegendo dos desgastes e restaurando os minerais dos dentes enfraquecidos.
O ideal é adotar práticas que ajudam a preservar a saúde do esmalte, como as que você vê abaixo.
Quanto mais desgastado o dente fica, maiores as chances de ter cárie.
Por isso, tente seguir uma dieta equilibrada e, caso tenha vontade de mascar um chicletinho, prefira aqueles sem açúcar na fórmula, combinado?
Anote aí o que não pode faltar no cardápio:
frutas e vegetais ricos em fibras;
água para estimular a produção de saliva;
chás verdes e pretos para reduzir a placa bacteriana;
produtos lácteos ricos em cálcio e fósforo (leite, queijo e iogurte) que ajudam a fortalecer o esmalte do dente.
Assim como existem os alimentos benéficos para a saúde dos dentes, outros atrapalham a saúde da boca. Por mais gostosos que eles sejam, não se engane!
Veja só o que riscar das suas listas de compras (ou, pelo menos, reduzir o consumo):
balas e doces;
refrigerantes e outras bebidas açucaradas;
alimentos pegajosos que podem se prender entre os dentes;
bebidas alcoólicas, que podem secar a boca, reduzir a produção de saliva e aumentar o risco de cárie.
Se você não consegue viver sem um desses itens, o segredo é consumir com muita moderação. E claro, não esqueça de escovar os dentes da forma correta e usar enxaguante bucal depois da ingestão!
Um(a) bom(a) dentista consegue identificar problemas dentários em estágios iniciais, incluindo o desgaste do esmalte dental.
Se o desgaste do esmalte já for uma realidade, o(a) profissional pode sugerir os melhores tratamentos para restaurar a saúde dos dentes.
Isso pode incluir a aplicação de selantes, restaurações dentárias e outros procedimentos para proteger os dentes contra os danos.
Ou seja, as visitas regulares ajudam a manter a saúde bucal e a prevenir problemas mais graves!
Por isso, não deixe de lado a limpeza da sua boca:
escove os dentes regularmente, pelo menos três vezes ao dia;
use fio dental nos dentes e na linha da gengiva para evitar a placa bacteriana;
finalize a limpeza com um enxaguante bucal para remover todas as bactérias.
E, claro, conte com o creme dental Colgate Sensitive Pro Alívio Repara Esmalte para ajudar no fortalecimento da dentição e aliviar a sensibilidade dental.
Essa pasta de dente usa a tecnologia Pro-Argin, que sela os túbulos abertos. Dessa forma, você pode sentir um alívio da sensibilidade 2x mais rápido (comparado a cremes dentais de nitrato de potássio) e obter proteção contra a erosão ácida.
Inclua o creme dental para sensibilidade no seu kit de higiene bucal e leve para onde você for!
O desgaste do esmalte dentário pode ter várias causas, entre eles: consumo de alimentos e bebidas ácidas, escovação agressiva, refluxo gastroesofágico e até bruxismo (quando a pessoa range ou aperta os dentes de maneira involuntária).
Depois que o(a) dentista avaliar o tamanho do desgaste, pode ser recomendado um tratamento de fluoretação para remineralizar os dentes e, em casos mais graves, restaurações dentárias (como obturações ou coroas dentárias).
Evite o consumo de alimentos e bebidas ácidas (como refrigerantes ou sucos cítricos) e reduza o consumo de açúcar. Além disso, faça visitas regulares ao dentista para monitorar as condições do esmalte dental e da boca de forma geral.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais