As glândulas submandibulares ficam embaixo da língua, nos lados direito e esquerdo do assoalho da boca (na Encyclopaedia Britannica há um diagrama anatômico útil). Essas glândulas produzem aproximadamente dois terços da saliva de que precisamos todos os dias para falar e mastigar.
O ducto de Wharton é um tubo fino, com cerca de 5 cm de comprimento, de onde parte o fluxo de saliva (como a água nos canos de uma casa) em cada glândula submandibular nos lados direito e esquerdo da boca, dirigindo-se para a glândula sublingual até chegar às duas pequenas aberturas embaixo da língua denominadas carúnculas sublinguais.
Assim como outras partes do corpo, essas estruturas foram nomeadas em homenagem ao cientista que as identificou. De acordo com o livro A Biographical History of Endocrinology, Thomas Wharton (1614-1673) foi um cientista inglês que estudou várias glândulas do corpo e identificou pela primeira vez essas estruturas em sua documentação de anatomia da cabeça e do pescoço. Wharton também localizou e nomeou a glândula tireoide na região inferior do pescoço.
A saliva é o lubrificante natural do organismo. A transferência de saliva das glândulas salivares para a boca é fundamental para as funções de mastigação, fala, deglutição e eliminação de detritos dos dentes. Às vezes, um ducto pode ser obstruído por calcificações, causando cálculos nas glândulas salivares. No caso de obstrução de um ducto ou glândula salivar, a saliva não consegue passar através do ducto e se acumula dentro da glândula, podendo causar dor e pressão.
Se a obstrução não for tratada, a ausência de fluxo salivar pode resultar em xerostomia (boca seca). A xerostomia é um problema sério que pode levar à halitose (mau hálito), além de um maior potencial de doenças bucais por acúmulo de ácido e bactérias, como doença periodontal e cárie. Se você notar algum sinal ou sintoma de obstrução dos ductos salivares, consulte o dentista.
Entender a anatomia da boca aumenta o conhecimento sobre a saúde e leva a uma melhor compreensão geral da saúde de todo o corpo. A boa saúde bucal contribui para a boa saúde geral e isso começa com a atitude de levar o tempo necessário para entender a estrutura e a função do nosso corpo.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais