Assim como outras aftas e irritações na boca, o cisto mucoso pode ser classificado em diferentes tipos.
Em geral, a bolha na boca aparece de suas formas:
no assoalho da boca (chamada de rânula);
na gengiva.
E existem duas variedades de cisto mucoso que podem aparecer também em outras partes do corpo.
Nestes casos, as bolhas formam bolsas firmes que geralmente aparecem nas articulações dos dedos dos pés e das mãos. Também existem casos de formação do cisto mucoso em outras regiões do corpo, como na unha.
Esse tipo de problema é mais comum em pessoas com idade acima de 70 anos.
Também surge em outras partes do corpo, embora seja mais comum na boca, aparecendo como uma bolha transparente na boca.
No cisto da mucosa oral, a bolinha de água na boca é formada pelo acúmulo de saliva dentro de bolhas.
São várias as causas para que essa bolha na boca apareça. Uma das principais é o ato de sugar o tecido entre os dentes. Esse movimento pode fazer a saliva ficar retida em uma bolinha, que acontece ao:
morder os lábios com frequência;
chupar a parte de dentro da bochecha;
sugar os lábios com frequência.
Além de ajudar a formar um cisto mucoso, esses hábitos também podem desenvolver um fibroma, tecido duro que surge dentro da boca por causa dessas práticas.
Mas, ainda existem outras causas que contribuem para o surgimento, como:
usar piercings na boca, como freio da boca e lábio;
crescimento anormal dos dentes.
O principal sintoma é o aparecimento de bolinhas dentro da boca. Em geral, elas são brilhantes e lisas, com uma cor levemente azulada ou transparente. Dentro dela, existe um líquido claro.
O tamanho dessa bolha de água na boca pode variar de cinco a oito milímetros de diâmetro, e elas não estão associadas a outra doença que não seja o próprio cisto. Além disso, não causa dor.
Ainda assim, o cisto mucoso oral pode causar:
desconforto na hora de falar ou de mastigar;
infecção na região, caso o cisto estoure e não tenha uma cicatrização correta.
Por ter como único sintoma o aparecimento de bolha na boca, seu diagnóstico é fácil de ser feito. Em geral, o(a) dentista consegue identificar esse cisto oral apenas ao visualizá-lo.
Existem alguns casos mais raros em que o(a) dentista pode solicitar uma biópsia para confirmar seu diagnóstico. Para fazer isso, ele envia uma amostra da pele para um exame laboratorial.
Geralmente, esse tipo de exame é feito quando há suspeita de algo mais grave, como um câncer de boca.
Um cisto mucoso geralmente não precisa de tratamento, pois ele se rompe por conta própria com o passar do tempo.
Caso o carocinho no céu da boca ou em outras regiões começar a incomodar para falar e mastigar, ou não desapareça depois de algumas semanas, procure um dentista para drenar o líquido da bolha.
O melhor jeito para evitar é não morder a boca com frequência. Fuja desse hábito, pois esse trauma é a principal causa do problema.
Outra forma é cuidando da sua higiene bucal. Isso vai reduzir a chance de infecções e irritações na boca, que podem contribuir para o desenvolvimento desses cistos.
Mantenha uma rotina de escovação e use produtos que ajudam na sua proteção e limpeza, como a pasta de dente Colgate Total 12 Clean Mint.
Sua fórmula reduz as bactérias em todas as regiões da boca, além de manter a defesa natural de seus dentes.
Não, a mucocele não é grave. Em geral, ela não causa dor e desaparece depois de algumas semanas.
Manter a gengiva e os dentes limpos ajuda a prevenir as bolhas na boca, removendo bactérias e outros microrganismos que podem influenciar no seu surgimento.
Geralmente, um cisto mucoso não leva a outros problemas, mas pode causar infecções caso não tenha uma boa cicatrização após estourar a bolha.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais