Geralmente, a língua branca tem relação com a falta de higiene bucal.
Se você não está cuidando da sua boca da forma certa, provavelmente pode sofrer com essa condição de mancha branca na língua.
Por isso, antes de tudo, mantenha a sua rotina de cuidados:
escove os dentes ao menos 3 vezes ao dia;
use fio dental;
complemente com enxaguante bucal;
visite regularmente o(a) dentista.
Aliás, veja como escovar bem os dentes neste infográfico (que você pode compartilhar com a família e amigos):
E se, ainda assim, você perceber marcas esbranquiçadas na boca e na língua com recorrência, pode ter a ver com algumas doenças mais comuns.
A candidíase oral é o crescimento excessivo de um fungo naturalmente presente no organismo humano. Em geral, acontece quando o sistema imunológico está enfraquecido.
Raramente é grave, mas uma infecção duradoura pode exigir tratamento. A relação aqui é que a mancha branca na língua pode ser um sinal de candidíase, além de outros sintomas:
manchas também na boca;
cantos da boca e lábios avermelhados e rachados;
perda do paladar;
boca seca ou xerostomia.
As aftas são manchas brancas com borda avermelhada, que surgem como uma ferida na língua ou na boca.
Esse ponto branco na língua é comum. Ela pode ser grande ou pequena, e aparecer sozinha ou em grupos. Algumas das causas para seu aparecimento são:
contaminação por vírus, bactérias ou distúrbios no sistema imunológico;
alergias;
traumas;
estresse;
tabagismo;
deficiência de ferro e vitaminas.
A leucoplasia é uma condição oral que se manifesta como manchas brancas na mucosa da boca, que podem ser precursoras do câncer na região.
Mascar ou fumar tabaco e consumir bebidas alcoólicas são as causas da maioria dos casos dessa condição.
Caso você note as bordas da língua esbranquiçadas, ela pode ser um sinal de leucoplasia pilosa.
Geralmente, esse problema causa mancha branca na lateral da língua, como sulcos ou dobras. Isso é resultado da infecção do vírus Epstein-Barr (EBV). Ele fica no organismo até que o sistema imunológico fraco desencadeia uma crise.
Se as marcas não sumirem em até cerca dez dias depois de aparecerem, procure um(a) dentista para uma avaliação.
Algumas condições, como a candidíase, podem desaparecer por conta própria como você já viu, mas é sempre aconselhável consultar para ter certeza de que não há outro problema por trás disso.
E, sem esquecer, claro, de manter a rotina de cuidados bucais, com produtos de qualidade para te apoiar no processo.
Use produtos que vão ajudar a manter a saúde de sua boca aliando praticidade e tecnologia, como a escova dental Colgate Tripla Ação.
Esta escova dental Colgate conta com cerdas poderosas que alcançam o fundo da boca, além de um exclusivo limpador de língua que remove as bactérias na região.
Sim, a saburra pode deixar a língua com mancha branca. Na verdade, as manchas esbranquiçadas são um dos principais sintomas desse problema, que geralmente acontece por falta de higiene bucal.
A queimadura na língua deixa uma ou algumas manchas vermelhas em toda a sua superfície, assim como acontece com outras partes do corpo. Além disso, ela deixa a região mais dolorida, ardente e inchada.
A deficiência de ferro no sangue pode ser uma das causas para a língua pálida. Ela também pode ser causada por anemia, que é uma doença causada pela falta desse e de outros nutrientes essenciais para o corpo.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais