Segundo a RDH Magazine, a desmineralização é a perda gradual de minerais do esmalte e surge, especificamente, quando o pH bucal cai para 5,7. As bactérias em sua boca se alimentam de açúcares e produzem ácidos que dissolvem esses minerais. O esmalte pode se tornar fino quando desmineralizado, o que permite a penetração mais profunda de bactérias no dente, formando a cárie.
Quando o esmalte começa a se desmineralizar, seu dente pode ficar mais sensível, reagindo dolorosamente ao consumo de alimentos quentes ou frios, bebidas e doces. Para evitar futuros problemas no esmalte, é aconselhável o monitoramento do consumo desses alimentos causadores de desmineralização.
A desmineralização dentral não é tão óbvia de ser identificada e nem sempre aparece da mesma forma. Alguns sintomas mais frequentes incluem:
Apesar do incômodo, muitas pessoas sofrem com desmineralização dentinária. Mas você pode ficar tranquilo, pois esse quandro tem tratamento e há diversos jeitos de prevenir os efeitos do ácido que conduzem às condições acima. Escovar os dentes duas vezes ao dia com o creme dental Colgate® Sensitive Pro-Alivio™ Repara Esmalte ajuda a remover comida e biofilme, além de remineralizar o esmalte antes que desgaste completamente. Além disso, certifique-se de usar o fio dental diariamente para remover os resíduos que ficam entre os dentes.
A sensibilidade já deve fazer com que você evite certas temperaturas, mas é recomendável não mastigar gelo, pois isso pode enfraquecer o esmalte do dente. Considere também o uso de um enxaguante bucal que tenha propriedades protetoras do esmalte. E, por razões que vão além da saúde do esmalte, tenha uma dieta variada, especialmente uma que inclua alimentos com alta quantidade de cálcio e minerais.
Diminua os alimentos ácidos, como refrigerantes, sucos de fruta, laranjas, limões, tangerinas, limas e vinho tinto, que podem ajudar na erosão dentária se consumidos em excesso. No final das contas, sua saúde bucal vale o esforço.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais