Quando você come ou bebe alimentos açucarados - refinados, processados ou em forma de carboidratos - você está alimentando as bactérias da boca, que digerem os alimentos que você come e se alimentam especificamente de açúcar, produzindo ácidos que podem dissolver lentamente o esmalte dos dentes e causar a cárie dentária. Esses ácidos começam a agir sobre os seus dentes em aproximadamente 20 minutos após a ingestão. Portanto, quanto mais alimentos açucarados você ingere durante o dia, mais expostos aos ácidos causadores da cárie seus dentes estarão.
O que você pode fazer para proteger sua família desses ataques ácidos? Eliminar açúcares completamente da dieta da sua família não é uma realidade, pois a maioria de seus alimentos contém alguma forma de açúcar ou amido. No entanto, você ainda pode controlar a quantidade de açúcar que você e sua família consomem e reduzir o tempo que seus dentes ficam expostos aos ácidos bacterianos. Considere os seguintes ajustes na dieta:
Escovar bem os dentes depois de comer elimina os alimentos açucarados e as bactérias existentes. Usar o fio dental uma vez por dia elimina os alimentos alojados entre os dentes - local privilegiado para as bactérias se esconderem. Para aqueles momentos em que você não está em casa para remover esses resíduos de alimentos, utilize as, escovas de dente portáteis, como a escova Colgate® Portable que pode ser levada para o trabalho ou colocada na lancheira do seu filho. Faça com que sua família use creme dental com flúor como uma defesa adicional para fortalecer os dentes, tornando-os mais resistentes a ácidos prejudiciais no futuro.
Agende consultas regulares e limpeza com um dentista para toda a sua família; Dessa forma, quaisquer sinais de desmineralização do dente podem ser descobertos e cuidados logo no início. Alguns dentistas podem recomendar colocar selantes nos primeiros molares permanentes das crianças assim que eles aparecerem na boca. Essa camada fina atua como uma barreira sobre a superfície de mastigação do dente, e protege-a dos ácidos causadores da cárie. Outras medidas preventivas para crianças incluem tratamento com flúor e vernizes.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais