Por ser um tipo de produto que ainda está se popularizando no mercado, é normal que você não saiba exatamente quais as diferenças entre a pasta de dente vegana e as tradicionais.
A pasta de dente sem nenhum ingrediente de origem animal apresenta uma composição diferenciada, feita com ingredientes naturais, como:
xilitol.
glicerina vegetal.
sílica.
mentol.
Mas, afinal, será que vale a pena trocar a pasta que você já conhece por um creme dental vegano?
Nos próximos tópicos, você vai descobrir o que é verdade e o que não passa de um desentendimento sobre as opções de pasta de dente natural. Confira!
Mito. A pasta de dente vegana pode ser utilizada na mesma quantidade que as outras pastas.
O mais importante é ter uma rotina de cuidados com a saúde bucal e fazer a escovação adequada, independente do tipo de creme dental.
Mito. A pasta de dente sem flúor, que é um ingrediente bastante comum nas pastas tradicionais, também pode ser eficaz na limpeza dos dentes.
Em vez de usar esse ingrediente, a pasta de dente vegana costuma usar uma composição natural, contendo geralmente bicarbonato de sódio e óleos essenciais.
Apesar de o flúor ajudar no fortalecimento do esmalte dos dentes e na prevenção da formação de cáries, as pastas naturais também apresentam propriedades antibacterianas para proteger a saúde bucal.
Verdade. Essa é uma das principais características da pasta de dente vegana. Isso faz com que elas sejam a melhor opção para quem segue um estilo de vida vegano e sustentável.
Normalmente, as pastas de dente veganas utilizam ingredientes que fortalecem a proteção da saúde bucal, como xilitol, óleo de coco e extrato de semente de uva. Porém, sempre que possível, procure um creme dental vegano que contenha flúor, para uma proteção completa contra a cárie.
Além de ser a melhor opção para quem segue um estilo de vida alinhado com o veganismo e a sustentabilidade, a pasta de dente vegana oferece diversos benefícios, entre eles:
embalagens e materiais que se preocupam com a sustentabilidade, além de ingredientes eco-friendly;
melhorias na saúde bucal, redução de alergias e prevenção de vários problemas, como cáries, tártaro e gengivite;
diminuição da placa bacteriana e do mau hálito com ingredientes limpos e refrescantes.
Viu só a quantidade de benefícios? A pasta de dente vegana também pode ajudar você a manter a boca sempre mais saudável, limpa e refrescante, com ingredientes naturais e seguros, sendo uma ótima opção também para os bebês.
Com a pasta de dente vegana Colgate Zero Baby, a sua criança terá a sua saúde bucal garantida desde cedo, cuidando dos dentinhos e da gengiva com a ajuda de ingredientes naturais.
Enquanto a pasta de dente orgânica visa usar ingredientes cultivados sem o uso de pesticidas e fertilizantes, a pasta vegana não contém nenhum ingrediente de origem animal, como mel ou própolis.
Nem sempre. A pasta de dente natural nem sempre é vegana, mas a vegana é sempre natural. Isso porque a pasta de dente natural pode conter ingredientes de origem animal, como mel e própolis, mas a vegana é feita com uma composição completamente vegetal.
Sim, a pasta de dente vegana pode ser usada por quem tem alergia a glúten, porque esse ingrediente não é utilizado em pastas veganas. Porém, para ter mais segurança, é indicado sempre olhar todos os rótulos e, se possível, consultar um profissional de saúde ou um alergista para obter as orientações adequadas.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais