Depois da extração, é importante saber o que comer quando arranca dente para manter a saúde bucal, assim como o seu bem-estar geral.
Mas, por onde começar: alimentos quentes ou frios? Cozidos ou crus?
Veja a seguir uma listinha de quatro tipos de comidas para quem arrancou dente. São alimentos fáceis de encontrar e/ou simples de fazer.
Depois de extrair dente, pode comer sorvete. Ele é gelado e cremoso, então você consegue comer sem problemas, mesmo quando sua boca está sensível.
Ele também ajuda a minimizar qualquer inchaço natural depois do procedimento.
Mas, escolha o sorvete com cuidado. O cremoso é ideal logo após a extração de um dente, uma vez que não exige tanto dos músculos da mastigação ao comer.
Você também deve evitar coberturas ou confeitos sólidos.
Sopas cremosas e frias também são ótimas para comer após a extração de um dente.
A sopa não é apenas fácil de comer após extrair o dente, mas também contém muitos nutrientes. Ou seja: você ajuda a sua boca a se recuperar e ainda nutre o corpo!
Para evitar qualquer desconforto, deixe a sopa o mais cremosa possível. Pequenos pedaços de legumes cozidos ou massas na sopa não devem causar problemas, mas evite partes sólidas mais densas.
Frutas frescas costumam estar no auge no verão. Uma das melhores maneiras de saboreá-las depois da extração de dente é na forma de smoothie (bebida cremosa feita com frutas, legumes ou vegetais batidos).
Misture as frutas com um pouco de iogurte ou kefir para adicionar proteína, cálcio e probióticos à bebida.
Se você não sabe o que comer quando arranca dente, aposte nos ovos mexidos. Desde que não estejam muito quentes, são outra boa escolha após a extração dentária.
São leves, nutritivos, e não exigem muito esforço para mastigar.
Veja a seguir quais alimentos você deve evitar depois de tirar um dente.
Alimento condimentado não é uma boa opção do que comer quando arranca dente. Depois do procedimento, deixe o molho picante de lado.
Se você já sentiu a ardência de uma pimenta, sabe que condimentados podem irritar a gengiva e a boca.
Da mesma maneira, os alimentos ácidos, como as frutas ácidas podem irritar a boca após a extração de dente e também devem ser evitados.
Durante a primeira semana depois de extrair o dente, evite lanches crocantes, mesmo os frios ou não tão duros.
Além de serem difíceis de comer quando a boca está dolorida, também existe a chance de que alguns pedaços fiquem presos entre os dentes.
Coma apenas alimentos moles até que o dentista diga o contrário.
Usar um canudo logo depois de arrancar dente causa um movimento de sucção que pode aumentar o risco de desenvolver alveolite seca, uma inflamação na parte interior do osso do dente.
Para minimizar o risco dessa complicação, é melhor tomar pequenos goles de bebidas frias após a cirurgia, sem canudo.
Além de saber o que comer quando arranca dente, é muito importante manter a higiene sempre em dia. Ela vai evitar inflamações, além de ajudar na cicatrização mais rápida.
Para manter a saúde oral, é bom começar a escovar os dentes novamente na primeira noite após a extração. Mas seja o mais cuidadoso possível, use uma escova dental de cerdas macias e evite escovar muito próximo do local.
Com arginina, ele proporciona um alívio imediato e eficaz para a sensibilidade, ajudando sua higiene bucal.
Sem cuidados, a extração de dente pode causar sangramentos na região e muita dor, além de inflamações no osso da parte interna do dente e na gengiva. Por isso, escolha bem o(a) profissional que vai fazer o procedimento em você.
Depois de tirar dente, evite comidas quentes por 24 horas. A região está muito sensível e pode sangrar no contato com alimentos quentes.
Manter a higiene bucal é fundamental para auxiliar na cicatrização do tratamento. Escove os dentes com calma, tendo cuidado onde foi extraído o dente, e use cremes dentais específicos.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais