O flúor não é só para crianças. Mesmo que você esteja com mais de 50 anos, ainda é importante proteger a superfície de seus dentes e evitar a cárie. Indivíduos mais velhos têm um risco aumentado de terem cárie tornando-se duplamente importante a utilização do flúor como parte da rotina diária. Ao escovar os dentes – três vezes por dia - use creme dental com flúor como a Colgate® Máxima Proteção Anticáries mais NeutrAçúcar. Beber água fluoretada também pode ajudá-lo a se defender da cárie dentária à medida que você envelhece. Se você está particularmente preocupado com a cárie ou já possui alguns dentes cariados, seu dentista pode sugerir um tratamento com flúor no consultório para um nível adicional de proteção.
Embora envelhecer não signifique necessariamente a probabilidade de boca seca, certas características do envelhecimento, como medicamentos mais regulares ou uma condição crônica, podem aumentar o risco da boca seca - juntamente com cárie. A boca seca também pode afetar o ajuste de suas próteses dentárias muitas vezes causando atrito entre as dentaduras e a gengiva.
Se você sofre de boca seca, há algumas melhorias que você pode fazer em relação à sua higiene dental para reduzir os sintomas. Você pode usar um enxaguante ou spray bucal hidratante ou mascar chicletes sem açúcar, para estimular a produção de saliva. Outra opção é utilizar saliva artificial, que seu dentista poderá recomendar para você.
Você também pode consultar seu médico ou dentista se sua medicação estiver causando a boca seca. O ajuste da dose ou a tentativa de um novo medicamento pode ajudar a aliviar alguns sintomas.
Se você pertence ao grupo de usuários de prótese, ainda é importante cuidar delas da mesma forma como você cuidaria dos dentes naturais. Use creme dental e limpe-as diariamente. Você também deve escovar a gengiva e a língua com uma escova macia para remover bactérias e partículas de alimentos da boca. Se você possui próteses parciais, use o fio dental entre os implantes antes de colocar a prótese de volta. Seu dentista pode fornecer instruções específicas de como cuidar de suas próteses para que elas durem o máximo possível.
Se você possui dentes naturais ou não, a gengivite ainda é uma preocupação entre indivíduos mais velhos. Um estudo publicado no Journal of Dental Research, importante jornal científico, descobriu que quase 64% dos adultos com mais de 65 anos de idade teve periodontite severa ou moderada entre 2009 e 2010. Apesar de comum, a gengivite não precisa ser sinônimo de envelhecer. Manter uma boa higiene dental e ir ao dentista regularmente o ajudará a evitar ou tratar da gengivite o mais brevemente possível.
Um sorriso saudável cai bem em qualquer idade. Manter bons hábitos de higiene, consultar o dentista regularmente e fazer alterações na sua rotina de acordo com a mudança do seu corpo, vai ajudá-lo a manter uma ótima aparência do seu sorriso por a vida toda.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais