Pulpotomias são normalmente realizadas em dentes de leite. O Case Reports in Dentistry publicou um estudo que conclui que as pulpotomias podem ser bem-sucedidas em dentes permanentes totalmente formados.
Esses procedimentos odontológicos parecem semelhantes, mas são realizados por motivos diferentes. Enquanto a pulpotomia envolve a remoção parcial da polpa do dente, a pulpectomia envolve a remoção completa do tecido pulpar de um dente como o primeiro passo no tratamento de canal.
Os dentistas recomendam tratamento de canal após determinar que a polpa de um dente morreu ou foi infectada. A terapia do canal radicular envolve a remoção de toda a polpa doente, tanto na coroa do dente quanto nas raízes. Danos à polpa podem ser causados por trauma, cárie profunda ou um dente rachado que deixa a polpa exposta. Quando as bactérias atingem a polpa, a infecção pode formar um abscesso e se espalhar para o osso circundante. Quando isso acontece, a única alternativa de tratamento para uma pulpectomia ou para um tratamento de canal é a extração do dente.
As Pulpotomias são menos invasivas e menos caras do que o tratamento de canal radicular, embora sua eficácia possa variar. Os autores do estudo do Case Reports in Dentistry estabelecem que o sucesso dos resultados depende de uma série de fatores, como o quão bem o dentista controla o sangramento e mantém a polpa livre de bactérias durante o procedimento. A idade também é um fator a ser considerado, já que a polpa em adultos mais velhos é mais fibrosa e menos irrigada, o que torna o dente mais fraco e reduzindo as chances de um resultado bem-sucedido. Duas outras considerações críticas para resultados positivos são a capacidade de selamento do material para a cura pulpar e o tipo de restauração final. Um estudo publicado no Journal of Dentistry julga que os compósitos de resina obtém piores resultados. Portanto, nos casos em que o custo não é um problema, uma restauração de cobertura total é o ideal.
Você pode sentir um certo desconforto por alguns dias após uma pulpotomia, por causa da inflamação do tecido, mas isso pode ser tratado com um analgésico comum.
Acidentes que causam trauma em um dente podem estar fora do seu alcance, mas prevenir as cáries é algo que você e sua família podem fazer. Limite as bactérias que provocam cáries escovando os dentes duas vezes por dia com pasta de dente com flúor, passe fio dental diariamente e use enxaguante bucal. Consulte regularmente o dentista para que ele possa detectar os problemas o quanto antes, quando uma pequena obturação ainda pode ser o suficiente.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais