O esmalte é a parte branca e dura dos nossos dentes e não tem nervos. A composição do esmalte é 97% mineral, 2% água e 1% material orgânico.
A camada do dente abaixo do esmalte é chamada de dentina e, caso o esmalte seja danificado, a dentina pode ser exposta. A dentina possui túbulos microscópicos que permitem que a sensação alcance o dente de maneira mais profunda. Quando alimentos e bebidas quentes ou gelados entram em contato com a dentina, os nervos profundos dentro do dente podem ser estimulados.
Os nervos estão localizados no meio do dente, dentro de um tecido macio chamado polpa. A polpa também contém vasos sanguíneos e tecido conjuntivo. Se essa parte do dente infecciona ou é danificada, seu dentista pode optar por aliviar seu desconforto removendo os nervos que causam a dor.
Se você estiver sentindo dor de dente severa, consulte o seu dentista o mais rápido possível para determinar quais são as causas. Algumas possibilidades são:
O canal dentário é a parte do dente que abriga um tecido que apresenta a inervação e os vasos sanguíneos. O nome desse tecido é polpa dentária e pode ser uma das responsáveis pela dor no dente.
O diagnóstico e a indicação do tratamento de canal é geralmente feito devido a uma inflamação ou infecção da polpa dentária, que ocasiona uma dor intensa no indivíduo. Durante esse relativamente simples procedimento, ele pode realizar uma abertura no dente para remover a polpa infectada ou inflamada. Depois que a polpa for removida, ele preencherá o espaço dentro do dente com um material de obturação. Para tanto, habitualmente, os dentistas usam guta-percha, um material semelhante à borracha com um cimento adesivo. Para proteger o dente tratado, o seu dentista poderá proceder a uma restauração, colocando uma coroa dentária.
Ainda que o tratamento de canal retire o nervo do dente removendo a polpa, ele não mata o dente. O dente que passa por um tratamento de canal pode continuar a desempenhar suas funções normalmente.
A dor de dente severa pode ser um indício de diversas e sérias condições dentárias, como cárie, dente trincado ou abcesso dentário. Visto que essas condições não podem ser tratadas em casa, você deve consultar o seu dentista o mais rápido possível para que ele possa diagnosticar e acabar com a sua dor.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais