Os medicamentos genéricos são considerados como "cópias" de medicamentos de marca, pois contêm o mesmo princípio ativo, a mesma dosagem e o mesmo método de dosagem (comprimido ou líquido, por exemplo) e a mesma via de administração (por exemplo, oral ou tópica). A principal diferença é o momento em que são disponibilizados no mercado. A Food and Drug Administration (FDA) observa que, uma vez que um medicamento de marca é desenvolvido, as empresas devem esperar até que quaisquer patentes e períodos de exclusividade expirem antes de vender versões genéricas desse medicamento. Contudo, os dois medicamentos podem não ser exatamente iguais. Como um artigo no Saudi Pharmaceutical Journal explica que embora os princípios ativos sejam idênticos, os princípio inativos de medicamentos genéricos e de marca podem variar.
Os medicamentos genéricos podem ser vendidos a um preço mais baixo do que os medicamentos de marca. Na verdade, o FDA observa que um medicamento genérico pode representar uma economia de 85% do custo para o cliente.
De acordo com a Food and Drug Administration (FDA), os medicamentos genéricos são feitos para replicar a dosagem, segurança, força, qualidade e desempenho dos medicamentos de marca. Ambos funcionam da mesma maneira, com os mesmos benefícios e riscos.
Como os princípio ativos de um medicamento de marca e sua versão genérica são idênticos, seu farmacêutico deve disponibilizar a opção genérica, a menos que o médico solicite especificamente que a versão de marca seja fornecida, como explica um artigo da Health Economics. Esse dever é chamado de substituição obrigatória. Seu farmacêutico ou governo podem fornecer mais informações sobre como essas leis funcionam.
No consultório odontológico, você encontrará muitos medicamentos vendidos como genéricos, conforme descrito pelo Cleveland Clinic:
Se o seu dentista lhe der um medicamento genérico durante ou após sua consulta, saiba que ele o escolheu por causa de seu uso e eficácia equivalentes à variante de marca.
Respeite a orientação médica ao tomar um medicamento, incluindo os genéricos. Caso prefira o de marca, converse com o seu dentista ou médico. Pergunte ao seu dentista qual é a opinião dele e se os riscos e benefícios de cada um variam. Se sentir efeitos colaterais, fale com o seu médico, ele poderá orientá-lo quanto à melhor escolha de medicamento para o seu corpo.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais