Por que o vinho tinto mancha os dentes

De acordo com artigo publicado na Veja Saúde, assinado pelo cirurgião dentista Sérgio Brossi Botta, uma alimentação rica em alimentos e bebidas com corantes e pigmentos favorece o aparecimento das manchas. Entre essas bebidas, está o vinho tinto, um dos responsáveis por fomentar o surgimento de manchas consideradas extrínsecas. Em outras palavras, assim como o chá ou café, o vinho tinto mancha por causa dos pigmentos coloridos intensos que interagem com a parte externa dos dentes.

Em termos mais científicos, quando você bebe vinho tinto, você submete seus dentes a três ameaças: a primeira delas corresponde às antocianinas, pigmentos das uvas que conferem a cor típica do vinho tinto; a segunda diz respeito à acidez do vinho, que acaba por ter ação degradante do esmalte dentário; por fim, tem o alto teor de tanino, presente tanto no vinho como nos chás. Portanto, é essencial manter a saúde do esmalte e evitar o acúmulo de placa para que o pigmento do vinho tenha mais dificuldade em se fixar nos dentes.

E, não se esqueça: você sempre tem a opção de tomar vinho branco. Ele, aliás, é uma ótima escolha, sem contar com as descobertas da ciência para a saúde (desde que você sempre tome com moderação, lógico). De acordo com a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), o vinho está associado a uma melhora da função vascular por possuir substâncias que diminuem a agregação plaquetária no sangue, além de inibirem a oxidação do colesterol ruim. Mas, de novo: consuma álcool com moderação, combinado?

Dicas para reduzir manchas de vinho tinto

  1. Escove e use do fio dental com antecedência As manchas grudam na película de placa (ou biofilme) nos dentes. Portanto, uma boa escovação e usar o fio dental antes de ir para a sua festa é uma boa regra a seguir. Ao remover adequadamente o biofilme de placa e resíduos de alimentos dos dentes antes de uma refeição, você pode minimizar suas chances de ter manchas nos dentes. Aliás, esse cuidado também reduz o risco de cáries e doenças gengivais.
  2. Enxague a boca com água depois de tomar o vinho Para ajudar a evitar que o vinho tinto permaneça em seus dentes, tome um gole de água, o que também é essencial ao consumir álcool para manter seu corpo hidratado. Aliás, sabia que o ideal é evitar escovar os dentes imediatamente após comer algum alimento ou tomar uma bebida ácida, como um vinho tinto? O ideal é esperar ao menos meia hora para que os níveis de pH da sua boca se estabilizem. Isso porque ácido enfraquece o esmalte dos dentes e escovar muito cedo pode ajudar a remover essa proteção natural dos dentes.
  3. Coma enquanto bebe Lembre-se de priorizar a ingestão de alimentos que estimulem a salivação. Isso porque a saliva minimiza a acidez dos alimentos (inclusive do vinho) e reduz a adesão aos dentes, de acordo com a Faculdade Odontologia da Universidade de São Paulo. Opte por alimentos particularmente fibrosos com baixo teor de açúcar, como brócolis, aipo ou queijos duros, os quais podem estimular o fluxo de saliva e limpar naturalmente as manchas de bebida.
  4. Use creme dental clareador O creme dental clareador remove manchas superficiais nos dentes que ocorrem naturalmente ao longo do tempo e evitam a formação de novas manchas. Usar um pode ser uma boa ideia se você quiser manter seu sorriso brilhante em qualquer época do ano.

Aliás, manter a rotina de cuidados de higiene oral e ir regularmente ao(à) dentista pode ajudar bastante na prevenção de manchas permanentes de bebidas ácidas ou alimentos que você mais gosta.

Basta adotar essas dicas e manter uma ótima rotina de saúde dental para garantir que seu sorriso brilhe enquanto você aprecia seu vinho tinto favorito.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.