Clareamento dental e alimentação podem ser aliados quando o assunto é sorriso mais branco e saudável. Você sabia que alguns alimentos funcionam como amigos da cor do seus dentes?
Nenhum alimento substitui a higiene bucal, como a escovação e o uso de fio dental, porém alguns deles ajudam os dentes, ajudando a minimizar pigmentos que aderiram ao esmalte de refeições anteriores.
Por isso, veja uma listinha com alguns desses alimentos tão amigos da sua saúde bucal.
Nem todo mundo sabe, mas há frutas que, por exemplo, podem, à medida que você come, ajudar a eliminar naturalmente restos de alimentos que mancham os dentes
O queijo, em específico o queijo cheddar, pode aumentar a produção de saliva, proporcionando uma proteção extra ao esmalte dentário. Mas, tem um ponto aí: ele é um dos queijos de cor mais forte. Ou seja, consumo excessivo pode ter efeito contrário.
Queijos mais duros, como é o caso do parmesão, também podem auxiliar na regulação do pH da boca, além de eliminar restos de alimentos.
O brócolis tem em sua composição o ferro e o cálcio, que formam uma barreira que protege o esmalte dos dentes.
Além disso, pelo fato de o brócolis ser um alimento crocante, quando você o come, ela ajuda a aumentar a salivação, o que pode ajudar na remoção de manchas.
O leite, assim como o queijo e outros alimentos derivados, tem em sua composição a caseína, proteína que pode auxiliar na reparação do esmalte dentário, uma primeira barreira de proteção para sorrisos mais brancos.
Esse alimento também auxilia no combate às bactérias e fortalecimento dentário.
A cenoura é um legume com vitamina A, que pode ajudar no cuidado do esmalte dentário.
Além disso, comer cenoura crua pode aumentar a salivação, colaborando para a remoção de manchas.
No abacaxi, é possível encontrar uma enzima chamada bromelina, que atua como um removedor natural de manchas sem prejudicar o esmalte dos dentes.
Mas tem uma pegadinha: frutas ácidas, quando comidas em excesso, podem ajudar a aumentar o desgaste do esmalte. Por isso, é importante você falar sobre esses temas com o(a) dentista.
A maçã é uma fruta rica em fibra e pode auxiliar na limpeza dentária a cada mordida, além de colaborar positivamente para o aumento da salivação.
O gengibre com suas propriedades anti-inflamatórias pode colaborar para a beleza e saúde bucal, mantendo os tecidos bucais saudáveis e, consequentemente, um sorriso em dia e mais branco.
A castanha do Pará tem óleos em sua composição, que em contato com os dentes formam uma película protetora, o que pode ser um excelente aliado quando você consumir algum alimento muito pigmentado.
Em geral, o efeito é de conservação do tom dos dentes, porém em alguns casos, dependendo da profundidade e da causa das manchas ou tonalidade mais escura, é possível transparecer um aspecto de dentes mais brancos.
Por exemplo, a bromelina do abacaxi pode atuar como um clareador natural, porém não conseguirá remover manchas escuras de hemorragias internas, por exemplo.
O que ela pode fazer é ajudar no branqueamento de dentes que tenham escurecido pelo consumo de alimentos muito pigmentados, como vinho.
Alguns alimentos mancham os dentes, pois tudo começa pela prevenção quando se trata de evitar a pigmentação do seu sorriso.
Isso significa que, antes de começar a pensar no que investir para a dieta, tente também comer menos alguns itens e bebidas que podem provocar manchas.
Na prática, o que é recomendado deixar de lado para evitar que os dentes fiquem manchados é:
café;
chá;
vinho tinto;
frutas vermelhas;
molho para macarrão;
e curry.
Quando o assunto é saúde bucal, a prevenção pode ser o segredo, portanto, visitar o(a) dentista é imprescindível.
Pense assim: diagnosticar que determinados hábitos têm colaborado para o amarelamento dos dentes pode ser o diferencial antes de iniciar tratamentos que demandam mais recursos financeiros, como é o caso de clareamento a laser.
Você também pode pedir uma indicação ao seu(sua) dentista de confiança, já que eles são profissionais treinados para entender suas necessidades específicas e recomendar a melhor pasta de dente para você.
Com certeza, o creme dental Colgate Luminous White Glow e a caneta dental clareadora estarão na lista de produtos recomendados.
Afinal, juntos eles removem até 15 anos de manchas nos dentes em poucas semanas. Enquanto a pasta de dente limpa todas as áreas da boca e clareia, a caneta clareadora ajuda ainda mais rápido no clareamento, agindo enquanto você dorme!
Não é incrível?
Os alimentos alcalinos são apenas parte de uma dieta e rotina de cuidados bucais que garantem que seus dentes se mantenham saudáveis e com a coloração natural. Porém, não clareiam milagrosamente seus dentes, auxiliam no processo de limpeza dos dentes, no sentido de evitar que resíduos permaneçam nos dentes e depositem pigmentos permanentes.
Boa pergunta: na verdade, essas práticas que você encontra na internet não são indicadas. O melhor sempre é consultar o(a) dentista antes de se automedicar ou improvisar com a sua saúde bucal.
Alguns alimentos podem colaborar para o escurecimento dos dentes, como: café, refrigerante, vinhos, beterraba e açaí, dentre outros com pigmentos escuros.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais