Quando falamos de dentes brancos ou com uma tonalidade mais próxima dessa cor, uma das primeiras coisas que vêm à cabeça é o quanto isso pode custar, certo?
Isso porque, muitas vezes, a ideia que fica é a de que o branqueamento ou o clareamento só acontece no consultório do(a) dentista.
Mas sabia que você pode ter uma rotina de cuidados com a sua boca que acabam te dando dentes mais brancos?!
Continue nesse conteúdo para entender mais sobre a coloração dos dentes e ver 5 dicas que podem te ajudar a ter um sorriso mais branco.
Legal, né?
Não há uma cor pré-definida para um dente saudável, pois esse aspecto pode variar de pessoa para pessoa.
Por isso, para entender se os dentes estão saudáveis é preciso, primeiramente, definir qual a cor natural dos dentes. A coloração sofre influência de fatores externos, como o tabagismo, e internos, como a genética.
Assim, antes de realizar qualquer procedimento de clareamento dental, é preciso passar pela avaliação de um(a) dentista, que vai te dar opções além dos tratamentos exclusivamente feitos no consultório.
É possível adotar algumas ações diárias, que fazem a diferença na saúde bucal e podem mudar as cores de dentes.
É comum, para muitas pessoas, pular alguma etapa da higiene bucal, como não escovar os dentes depois do almoço ou dormir sem usar o fio dental ou o enxaguante bucal. Ou até escovar regularmente, mas de maneira errada.
O ideal é escovar os dentes depois de cerca de 30 minutos após as refeições, além incluir o uso de fio dental e de enxaguante bucal.
Aliás, veja no vídeo abaixo como usar o fio dental corretamente.
Muitas pessoas têm o desejo de ficar com os dentes brancos e um sorriso mais harmonioso rapidamente. Mas é quando aparecem algumas dúvidas:
como clarear os dentes?;
dá para tirar mancha branca dos dentes?;
e o branqueamento dos dentes?
Além disso, pode vir a ideia de um clareamento a laser, mas esse procedimento está ficando cada vez mais raro.
Mas, por tudo isso, é fundamental falar com um(a) dentista para você entender, junto com ele(a), qual é a opção mais adequada de acordo com a sua condição e os possíveis resultados.
Uma alimentação saudável também contribui para a saúde bucal e dentes mais brancos, além de beneficiar outros aspectos da saúde.
Portanto, o consumo moderado destes alimentos pode te ajudar a ter dentes menos brancos:
vinhos;
café;
açaí;
chás;
e outros alimentos com pigmentos fortes.
E se você gosta mesmo de algum desses alimentos, assim como de outros que têm cores marcantes, tenha o hábito de cuidar da sua boca logo em seguida.
O tabagismo é um dos grandes vilões para quem deseja dentes mais brancos, pois a nicotina pode deixar os dentes amarelados. Por sua vez, a fumaça prejudica a saúde bucal.
O dia está corrido? Emendou uma reunião na outra? Tente não deixar a rotina prejudicar a sua saúde bucal.
Os(as) dentistas orientam a aguardar 30 minutos após as refeições antes de escovar os dentes, tempo necessário para que a sua boca volte a ter o pH ideal.
De qualquer maneira, a escovação dos dentes deve acontecer depois das refeições, juntamente com o uso do fio dental e do enxaguante bucal.
Consultas periódicas com o(a) dentista ajudam a manter os dentes saudáveis e mais brancos.
O motivo?
O(a) dentista avalia a sua saúde bucal e indica os tratamentos necessários para você ter uma melhor saúde da boca, incluindo dentes mais brancos.
Aproveite o papo com ele(a) para falar sobre as tecnologias de clareamento que já estão disponíveis no mercado, como o creme dental Colgate Luminous White Glow e a caneta dental clareadora.
Com a união desses dois produtos, seus dentes ganham uma limpeza poderosa. Presente nas fórmulas, o peróxido de hidrogênio age contra as manchas superficiais de resíduos de comida e bebidas, além das manchas mais difíceis que ficam debaixo da superfície do esmalte.
Viu só como é possível ter dentes mais brancos?
Depende da coloração e da sensibilidade dos dentes. O uso de cremes dentais para clareamento pode ajudar a remover manchas, por exemplo, com pigmentos mais superficiais na camada externa dos dentes ou mesmo em camadas mais internas.
Sim, é possível. Porém, a tonalidade ideal varia de pessoa para pessoa e daí a necessidade de você falar com o(a) dentista para entender melhor a escala de cores dos dentes.
O preço do clareamento dental varia de acordo com diversos fatores, como região, profissional, tipo de clareamento a ser realizado. Além disso, os dentistas não podem divulgar seus preços. Por isso, converse no consultório.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais