Para você entender bem essa origem, o ideal é você primeiro ter claro quais são os dois tipos de manchas que podem aparecer nos seus dentes:
mancha intrínseca: são aquelas que podem se desenvolver nos dentes. por exemplo, a partir do uso de antibióticos na infância ou até mesmo durante a gestação e à exposição em excesso ao flúor;
mancha extrínseca: são as que surgem nos dentes a partir de hábitos, como consumir bebidas de forte pigmentação, como café, e por causa do próprio passar do tempo. Sem esquecer, lógico, do tabagismo.
Portanto, ter uma relação diária com o tabaco, como fumar cigarros, usar cachimbo ou mascar fumo, pode gerar manchas nos dentes do tipo extrínseca, assim como o acúmulo de placa bacteriana e do tártaro.
Mais do que isso, esses hábitos podem também levar a doenças graves como:
câncer de boca e faringe;
câncer de pulmão;
alterações do tecido das bochechas e da gengiva.
O tabaco é apenas uma das substâncias presentes no cigarro porque existem mais de 400 que são responsáveis por agredir o esmalte dentário.
Isso porque elas se acumulam na superfície dos dentes e se eles já estiverem comprometidos por algum motivo, como estarem trincados, o amarelamento dos dentes pode se agravar. Nos casos mais sérios, pode acontecer até de aparecerem manchas escurecidas.
Por esse e outros motivos que comprometem a coloração natural dos dentes, muitas pessoas buscam opções de clareamento dental, que você verá a seguir.
Sim, dá para clarear os dentes com manchas amarelas. Para saber qual tratamento ideal para cada caso, é necessário passar por uma avaliação com um(a) dentista, que vai analisar a condição das manchas nos seus dentes (ou até mesmo se você tem ou não manchas).
Aliás, já vamos te dar um 🤭 spoiler 🤭 do que o(a) dentista irá dizer sobre como prevenir manchas nos dentes:
não deixe de ter uma higiene bucal adequada, cuidando diariamente dos seus dentes e da sua boca como eles merecem;
invista na boa alimentação, preferindo alimentos ajudam a branquear os dentes (assista ao vídeo abaixo) e evitando o exagero com alimentos ácidos (café e açúcar, por exemplo) e de forte pigmentação (como curry e molho de tomate);
tente deixar ou ao menos reduzir o hábito de fumar;
use medicamentos, como antibióticos, apenas quando receitados e seguindo as orientações do(a) médico(a)..
Bons hábitos são indispensáveis, mas caso não sejam suficientes para reverter o amarelamento dos dentes, é possível contar com alguns procedimentos para eliminar as manchas de cigarro nos dentes.
Para começar, é preciso dizer que a melhor solução vai depender da extensão das manchas nos dentes.
Por isso, o tratamento mais adequado depende do que for diagnosticado pelo(a) dentista. E ele(a) poderá te indicar algumas das opções abaixo, entre tratamentos pontuais e odontológicos até a inclusão de hábitos saudáveis na rotina.
A limpeza dentária é uma importante profilaxia que o(a) dentista realiza no consultório.
Há várias técnicas de clareamento e branqueamento dental, que podem ser feitos com pasta de dente para clareamento e o uso de substâncias mais específicas no consultório::
clareamento a laser, feito pelo(a) dentista;
clareamento dental caseiro, com produtos que podem ser usados em casa, como o creme dental Colgate Luminous White Glow e a caneta dental clareadora;
e até um misto tratamentos, de acordo com orientações do(a) dentista.
Reduzir o açúcar, refrigerantes e energéticos, por exemplo, é uma maneira de ajudar os seus dentes a ficarem menos manchados, além, claro, de deixar de fumar. Além disso, você pode incluir mais alimentos detergentes, ou seja, que ajudam na limpeza dos dentes e na regulação da acidez da boca, como:
maçã;
pêra;
kiwi;
melancia;
mamão;
cenoura;
brócolis;
e couve-flor.
Além de prejuízos estéticos, como o amarelamento dos dentes, o tabagismo também pode interferir na saúde bucal, aumentando os riscos de doenças, como câncer de boca.
Quando o assunto é saúde, o cigarro é um grande vilão. Devido às diversas toxinas presentes em sua composição, afeta as células do corpo, causando alterações que interferem em tecido e funções do organismo.
E um dos contatos iniciais com substâncias nocivas presentes no cigarro acontece na boca, que acaba sendo muito afetada.
Outro fator prejudicial do tabagismo são as altas temperaturas da fumaça do cigarro. Ela eleva a temperatura da boca, ocasionando uma redução do fluxo sanguíneo, o que, consequentemente, diminui a oxigenação dos tecidos.
Todas essas alterações favorecem o aumento de bactérias na boca. E, a partir disso, a saúde bucal fica comprometida e podem surgir doenças como:
gengivite;
e periodontite.
Essas informações foram úteis? Agora que você compreendeu um pouco mais sobre os efeitos do tabagismo na saúde bucal e entendeu sobre tratamentos para tirar mancha dos dentes em decorrência desse hábito, não deixe de ver mais temas aqui no site - para você ter cada vez mais assuntos para trocar com o(a) dentista.
Faça uma avaliação com um(a) dentista para identificar qual melhor tratamento para o seu caso: clareamento clínico ou caseiro. Para clareamento clínico, pode ser indicado o clareamento com moldeira.
Você pode optar por utilizar um creme dental clareador, com ingredientes como peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida. Mas, antes, consulte o(a) dentista.
É possível sim. A linha Colgate Luminous White, por exemplo, tem produtos inovadores, que são o resultado de muita pesquisa para deixar seu sorriso mais branco.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais