Aqui, você vai saber:
o que é esse tal do peróxido de hidrogênio;
para que serve;
a relação com o cuidado da gengiva;
como ajuda no clareamento dental;
e os cuidados.
Sem mais delongas, vamos ao que interessa!
O peróxido de hidrogênio é uma substância química formada por 2 átomos de hidrogênio e 2 átomos de oxigênio, com uma fórmula descrita como H2O2.
Por suas propriedades, o peróxido de hidrogênio tem uma longa história como agente clareador em diferentes produtos, a exemplo dos que são vendidos para clarear o cabelo.
E esse poder se estende aos cremes dentais clareadores. Isso porque o peróxido de hidrogênio, agindo de dentro para fora no dente, remove suavemente manchas mais profundas, como as de vinho e café.
É uma ação diferente das que as pastas de dente branqueadoras entregam. Afinal, esses produtos ajudam a remover manchas superficiais no esmalte do dente, uma vez que a sua atuação é mecânica (pela abrasividade da sílica usada na fórmula, por exemplo) e não química (pela ação interna do peróxido de hidrogênio).
Como você já viu, o peróxido de hidrogênio é um forte aliado no combate às manchas nos dentes. E como a pesquisa e o desenvolvimento nos últimos anos permitiu que seja usado em pastas de dente, essa substância se destaca por:
ajudar a prevenir manchas nos dentes;
ser uma opção em casa para você “combater” a pigmentação nos seus dentes;
te dar a possibilidade de fazer também em casa a manutenção do clareamento no consultório.
E como o peróxido de hidrogênio ganhou fama por ser tão bom em clarear os dentes, ele é usado em concentrações diferentes, dependendo de como será aplicado.
Por exemplo: o clareamento dental no consultório é feito com produtos cuja concentração de peróxido de hidrogênio é mais alta do que a que você encontra na pasta de dente para clareamento.
Isso não quer dizer que um funcione mais ou menos do que o outro. Apenas que, por serem usos diferentes de acordo com momentos e condições diferentes, a quantidade de peróxido é dosada para que você não tenha problemas, em vez de um sorriso mais branco.
Como toda substância, o peróxido de hidrogênio requer cuidado. Ou seja, é preciso seguir as instruções de uso e orientações do(a) dentista.
Aliás, você já faz isso com qualquer outro produto, certo? Por que não faria com produtos para clareamento dental?
E não tem problema, por exemplo, se em algum momento você engolir um pouco da espuma de uma pasta de dente com essa substância - embora o ideal é não fazê-lo, assim como com qualquer outra pasta.
O fato é: usando como manda a embalagem e com a orientação do(a) dentista, você tem tudo para ter um sorriso mais branco.
Sabia que o peróxido de hidrogênio também ajuda a manter a sua saúde bucal e da gengiva?
Uma matéria da revista RDH, por exemplo, mostra que os dentistas já usam o peróxido de hidrogênio no tratamento de doenças da gengiva desde 1913. Isso mesmo: desde o início do século passado.
E tem mais: eles incluem a substância em tratamentos também para combater a placa bacteriana nos dentes.
Esse combate às bactérias, que podem causar a cárie, por exemplo, acontece de duas maneiras:
libera oxigênio: talvez você já tenha notado que a água oxigenada produz bolhas porque libera o gás oxigênio. E ele pode ajudar a eliminar os patógenos de doenças gengivais porque o oxigênio dificulta a sobrevivência das bactérias anaeróbicas (que têm dificuldade de viver junto com o oxigênio).
enfraquece o biofilme: esse é o nome mais técnico dado à placa bacteriana - que nada mais é do que a microcolônia de bactérias que se forma nos dentes. E o peróxido de hidrogênio ajuda a romper a barreira viscosa que protege o biofilme.
Além do peróxido de hidrogênio para limpeza dos dentes, a substância também é muito eficaz para o clareamento dental, como você já viu acima.
Nesse caso, funciona da seguinte forma:
quando o peróxido entra na sua boca;
e reage com as manchas no dente, liberando uma forma reativa de oxigênio;
isso, por sua vez, reduz as moléculas de pigmento no esmalte e em partes mais internas do dente, resultando em um efeito de clareamento.
Por isso, o resultado esperado quando você faz um clareamento dental de consultório ou usa uma pasta de dente para clareamento é ter um sorriso mais branco.
Usar pasta de dente com peróxido de hidrogênio é seguro, sempre quando você segue as instruções de uso e orientações do(a) dentista.
Embora o peróxido de hidrogênio seja comum em pastas vendidas sem receita, converse com o(a) dentista antes de começar a usar regularmente.
Isso porque o(a) dentista recomendará o produto mais adequado para você, de acordo com a condição da sua saúde bucal, além das suas expectativas de clareamento.
Com certeza, o creme dental Colgate Luminous White Glow e a caneta dental clareadora estarão na lista de produtos recomendados.
Na fórmula, esses dois produtos inovadores levam o peróxido de hidrogênio. Com ele, seu sorriso fica naturalmente mais branco, e o melhor, em poucas semanas de uso.
Experimente dois produtos clinicamente comprovados e seguros para o esmalte dos seus dentes. É hora de contar com a tecnologia mais poderosa da Colgate!
Um bom exemplo é a pasta de dente Colgate Luminous White Advanced Expert, que age no interior dos dentes ao remover manchas, proporcionando um sorriso mais bonito e resultados que duram por muito mais tempo.
Quando entra em contato com saliva e os fluídos do interior do dente, o peróxido de hidrogênio se degrada em água e oxigênio.
Esse efeito é o que ajuda a clarear os dentes, trazendo resultados mais rápidos e eficazes.
O uso contínuo do creme dental com efeito clareador, junto aos cuidados necessários como boa higiene bucal e visitas frequentes ao dentista ajuda a trazer resultados mais rápidos, em poucas semanas de tratamento.
Sim, pasta de dente com peróxido de hidrogênio contribui para tratamentos de clareamento nos dentes. É o caso da linha Colgate Luminous White Lovers Café e Vinho & Tabaco, criada justamente para ajudar na remoção de manchas difíceis dos dentes de café, vinho e tabaco.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais