Algumas pessoas podem até achar que o clareamento dental causa manchas brancas - quem sabe ao associar um sorriso mais branco à cor desse tipo de mancha…
Mas esse procedimento não é o culpado nessa história. Afinal, o que o clareamento faz é deixar mais evidentes as manchas claras (uma vez que ele clareia todo o sorriso), e não criar manchas novas.
Por isso, veja a seguir as verdadeiras causas de manchas nos dentes.
Essa alteração no esmalte dos dentes é uma das principais causas por conta do excesso de flúor.
Isso porque o fluoreto em excesso pode deixar manchas opacas e esbranquiçadas, principalmente em crianças.
Você sabia que a cárie também pode causar mancha branca no dente? Esse é um dos principais sinais da ação dos ácidos produzidos pelas bactérias, desmineralizando o esmalte dos dentes.
Por isso, não é só a mancha preta que indica a possibilidade de você estar com cárie. Ao perceber também uma mancha branca, procure o(a) dentista.
O tom esbranquiçado também pode indicar hipoplasia do esmalte, quando essa camada natural de proteção fica mais frágil e fina do que o normal. Existem diversas causas, como:
fatores genéticos;
traumas;
cáries, principalmente nos dentes de leite;
falta de vitaminas e dieta desbalanceada;
uso de medicamentos.
O desbalanço do pH bucal para uma maior acidez pode desmineralizar o esmalte do dente. E as principais causas são:
consumo excessivo de alimentos e bebidas ácidas, como refrigerantes, vinagre e comidas processadas;
refluxo, em que o ácido presente no estômago entra em contato com a boca;
boca seca.
Também pode surgir uma mancha branca no dente depois de algum trauma, como uma pancada. Isso acontece porque ele pode danificar o esmalte dos dentes, levando a esse problema.
Além disso, uma queda ou impacto nos dentes pode causar problemas na mineralização, que desencadeiam manchas brancas.
A má higiene bucal influencie nas tonalidades dos dentes porque abre caminho para a proliferação das bactérias na boca e na superfície dos dentes.
Assim, as bactérias têm a condição ideal para se alimentar e liberar ácidos que corroem os dentes, levando a uma série de problemas, como cáries e doenças periodontais mais graves.
E, lógico, os dentes podem acabar manchados.
O(a) dentista é quem pode indicar o melhor caminho para você remover a mancha branca no dente. Isso porque ele(a) poderá indicar:
microabrasão de esmalte: é considerado um tratamento menos invasivo para a remoção de manchas brancas e de outras colorações;
facetas: as lentes de contato, que se popularizaram nos últimos anos, são escolhidas por muitas pessoas, mas é preciso levar em consideração que elas são fixadas nos dentes (o que pode ter efeitos colaterais indesejados).
Evitar as manchas e manter os dentes brancos é uma questão de cuidado pessoal e disciplina.
Ou seja, é fundamental manter os cuidados diários dos seus dentes. A rotina você já conhece:
escove ao menos 3 vezes ao dia;
use diário de fio dental;
complemente com enxaguante bucal;
mantenha em dia as suas visitas ao(à) dentista e use produtos de higiene bucal de qualidade.
Também use produtos feitos para sorrisos naturalmente mais brancos, como um creme dental clareador.
Aliás, conte com o creme dental Colgate Luminous White Glow e a nova caneta clareadora dental. Seus dentes ficam visivelmente mais brancos, graças às suas fórmulas seguras para o esmalte dentário.
São dois aliados eficientes à base do peróxido de hidrogênio, mesmo ingrediente usado pelos dentistas. Enquanto a pasta de dente limpa todas as áreas da boca e clareia, a caneta clareadora ajuda ainda mais rápido no clareamento, agindo enquanto você dorme!
A gengiva pode ficar branca caso o gel de clareamento entre em contato com ela. Você deve limpar a região com água, e suspender o uso por alguns dias até ela voltar a cor normal.
Você deve manter uma dieta balanceada, evitando, refrigerantes e bebidas ricas em açúcar ou ácidas, além de manter uma boa rotina de higiene bucal.
O clareamento dental não é indicado para menores de 16 anos, gestantes, lactantes e pessoas em tratamento de doenças graves.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais