Dentre as principais causas de dor orofacial, sem dúvidas, os problemas dentários são os responsáveis pela maioria dos casos, seguidos pela:
Disfunção temporomandibular (DTM).
E por uma longa lista de outros problemas na região orofacial, como otite e sinusite.
Disfunção temporomandibular e dor orofacial estão associadas, pois em determinadas situações os músculos e a estrutura da articulação temporomandibular podem desenvolver distúrbios que causam desconforto e dor, tanto nos dentes quanto em toda a estrutura da face.
Os principais sintomas da DTM são dor recorrente ou persistente:
No ouvido.
Na cabeça.
Na mandíbula.
No dente.
Na face.
Podendo apresentar sensação de pressão.
É possível diagnosticar essa disfunção a partir da realização de um exame clínico ou laboratorial para ser analisado por um(a) dentista.
Sentir dor de dente ou sensibilidade ao ingerir alimentos e bebidas muito quentes ou frios geralmente indica retração gengival ou uma cárie pequena, mas em caso de dor aguda ao morder:
O dente pode estar trincado.
Ter uma cárie profunda.
Ou alguma restauração pode estar solta.
Essas condições que afetam a estrutura bucal podem ocasionar dor orofacial, isto é, a dor não é sentida somente na boca, podendo causar dores de cabeça ou no ouvido, por exemplo.
Dor orofacial e DTM possuem tratamento e há ações que podem ser inseridas na rotina como complemento do tratamento passado pelo(a) dentista:
Os métodos de controle da dor em casa podem reduzir a dor orofacial, mas também é necessário procurar um(a) dentista para obter um diagnóstico.
O(a) dentista pode passar orientações sobre como ajudar a aliviar o desconforto da sensibilidade em casa. Por exemplo, em caso de sensibilidade dentinária, é indicado usar uma escova de dentes com cerdas macias e um creme dental para sensibilidade, como a Colgate Sensitive Pró-Alívio.
A seguir, outros cuidados que podem ser feitos em casa para aliviar os sintomas, inclusive de pacientes com DTM:
Comer alimentos com textura mole.
Reduzir os movimentos da mandíbula, como falar, bocejar e mastigar.
Aplicar gelo ou compressa fria.
O tratamento odontológico a ser realizado depende muito da causa da dor orofacial, nos casos em que há algum problema dentário prejudicando a saúde bucal e, consequentemente, causando dor, o(a) dentista definirá qual o melhor tratamento, se é necessário realizar canal ou aplicação de flúor, por exemplo.
No caso da DTM, a fisioterapia feita por um profissional qualificado pode ser a solução para proporcionar alívio:
O fisioterapeuta pode ensinar ao paciente exercícios para realizar em casa.
Usar um spray de resfriamento ou aquecimento ou estimulação elétrica do nervo.
Os medicamentos que ajudam a controlar a DTM incluem:
Analgésicos.
Relaxantes musculares.
Injeções locais de anestésicos.
Corticoides.
E antidepressivos.
Um aparelho bucal ou, em casos extremos, cirurgia também são usados para aliviar os sintomas da DTM.
Como a dor orofacial tem muitas causas possíveis a consulta com um(a) dentista é indispensável.
Depois do diagnóstico é importante buscar orientações com o(a) dentista que está acompanhando o caso.
Gostou deste conteúdo? Agora confira os produtos da linha PerioGard e o creme dental Colgate Total 12 Gengiva Reforçada, para intensificar os cuidados com a higiene bucal.
O uso de placas de mordida e medicamentos para dor, como analgésicos, podem ajudar a aliviar a dor.
O ibuprofeno pode ser ingerido em casos de DTM, mas o ideal é consultar com um(a) dentista e um(a) médico(a) para diagnóstico.
ATM é a sigla usada para se referir a uma articulação do corpo humano, já DTM se refere aos problemas que podem surgir em determinada articulação.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais