De acordo com uma revisão publicada na revista Surgical Oncology, o CDT pode começar a se formar antes mesmo do nascimento de um bebê. Na nona semana de gestação, quando a glândula tireoide termina de se formar no feto, pode ocorrer uma falha no fechamento do ducto tireoglosso. Esse ducto se localiza desde a base da língua até a linha média anterior do pescoço. Como explica a Associação Americana de Cirurgia Pediátrica (APSA), esse quadro também é amplamente conhecido como remanescente do ducto tireoglosso, pois parte do ducto tireoglosso permanece quando ele se atrofia e normalmente deveria desaparecer. Esse porção remanescente pode formar um saco cheio de líquido, chamado de cisto. A localização mais comum de um CDT é em um pequeno osso do pescoço, chamado de hioide.
Segundo a revisão da Surgical Oncology, o CDT é a causa de mais de 70% das massas encontradas na frente do pescoço das crianças. Esse problema é mais comum em crianças menores de 5 anos, mas um terço dos casos ocorre em pessoas com mais de 20 anos. Essas massas podem afetar indivíduos de qualquer idade e, possivelmente, podem ser cancerosas.
Esse tipo de cisto surge como uma única massa pequena, macia e arredondada, como explica o Departamento de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Universidade de Columbia. Alguns dos sintomas do cisto do ducto tireoglosso são sensibilidade, vermelhidão e inchaço do caroço quando infectado. Também pode ocorrer dificuldade para engolir ou respirar como resultado do inchaço. Em geral, a massa se move para cima quando a pessoa coloca a língua para fora ou tenta engolir.
De acordo com o Centro Médico da Universidade de Rochester, o médico especialista que deve tratar o cisto do ducto tireoglosso é o otorrinolaringologista. O médico do seu filho pode confirmar a presença do cisto com uma ultrassonografia ou tomografia computadorizada. Às vezes, o médico pode pedir exames de sangue para verificar o funcionamento da glândula tireoide e também pode usar uma agulha fina para extrair células do cisto para exame.
Como explica a APSA, os antibióticos costumam ser usados para controlar qualquer infecção. Às vezes, um cirurgião pediátrico pode precisar remover o cisto cirurgicamente. Durante a cirurgia, que é chamada de técnica de Sistrunk, o cirurgião fará uma incisão sobre o cisto para removê-lo. Também pode ser necessário remover uma porção do osso hioide para reduzir as chances de recorrência do cisto. A maioria das crianças se recupera bem depois de uma noite no hospital.
Se você notar um caroço no pescoço de seu filho, é uma boa ideia marcar uma consulta com o pediatra para que ele seja examinado. Esse profissional o orientará sobre o diagnóstico e os próximos passos para o tratamento.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais