O siso inflamado ocorre quando começa a nascer e não consegue passar pela gengiva normalmente. Dessa forma, o siso, também conhecido como terceiro molar, começa a crescer em qualquer direção, seja em direção a um dente já existente ou atrás da boca.
Esse processo causa inflamação e dor de dente, tanto no siso quanto em outros dentes afetados com a sua chegada.
A inflamação do siso é conhecida como pericoronarite e tem os seguintes sintomas:
dor ou inchaço do tecido da gengiva ao redor do dente do siso;
mau hálito ou gosto ruim na boca;
febre ou calafrios frequentes;
inchaço dos linfonodos;
espasmo muscular no maxilar.
O dente do siso incluso ou semi-incluso é aquele que tem uma erupção parcial ou incompletamente.
Este cenário pode ocasionar dores, por conta de se apinhar com dentes vizinhos e também dificultando o processo de higienização bucal.
De qualquer forma, os cuidados diários com a limpeza dos dentes devem ser realizados, e usar cremes dentais para dentes sensíveis, como o creme dental PerioGard, pode ajudar a manter a higiene e proporcionar uma proteção extra para os dentes.
Não pode extrair o dente inflamado. Antes de realizar a extração do siso inflamado, é necessário tomar medicação que, normalmente, é um antibiótico receitado por um(a) dentista, para diminuir o quadro de inflamação.
O grau de inflamação do siso vai determinar como será o tratamento, por esse motivo é importante compreender a diferença:
Em casos mais leves de inflamação dos sisos, o(a) dentista vai orientar o paciente a realizar a higienização corretamente da região, para evitar o acúmulo de alimentos e bactérias.
Esse quadro inflamatório leve pode se repetir e pode ser necessário realizar uma pequena cirurgia chamada ulotomia.
Em casos em que o siso está muito inflamado é necessário procurar um dentista para:
iniciar tratamento com antibiótico para dente inflamado, e reduzir o quadro inflamatório;
neste cenário o(a) cirurgião(ã) dentista precisa reavaliar o quadro a cada 36h ou 48h, para identificar como o uso de antibióticos está interferindo na recuperação.
Conforme mencionado, independente do grau de inflamação o dente do siso não pode ser extraído enquanto esse quadro não for revertido. Desse modo, é importante conhecer alguns cuidados que podem ser feitos e auxiliar na redução da inflamação:
A compressa fria pode ajudar a reduzir o fluxo sanguíneo e, consequentemente, o inchaço causado pela inflamação.
O bochecho com água morna e sal pode ajudar a:
remover as bactérias;
e ajudar com o desconforto causado pela inflamação.
O própolis tem ação anti-inflamatória então pode ajudar a reduzir a inflamação do siso.
Caso a dor persista após esses cuidados, será necessário passar por avaliação de um(a) dentista, para que o quadro seja analisado e o tratamento adequado possa ser iniciado.
Agora que você já entendeu um pouco mais sobre siso inflamado, comece a cuidar da sua higiene bucal com a linha de produtos Colgate, como:
a linha de PerioGard.
Uma mistura de água morna com sal para realizar um bochecho pode colaborar para o incômodo causado pelo siso inflamado.
Sim, pericoronarite é o nome dado à inflamação que ocorre na gengiva ao redor do siso quando ele começa a nascer.
Além de procurar um(a) dentista para avaliar a inflamação, alguns cuidados podem ser feitos em casa, como compressas frias e higienização da boca e do dente inflamado.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais