3 complicações comuns de quem fuma depois de extrair o siso

O dente do siso é o último a nascer na boca. Por isso, pode não ter espaço ideal. Assim, algumas pessoas precisam fazer a extração do siso.

E quando isso acontece com quem fuma, fica aquela dúvida de se pode fumar quando arranca dente. Afinal, é difícil interromper o hábito pelos motivos já conhecidos dos efeitos do tabagismo.
 

Não é indicado fumar após retirar o dente do siso. 
 

Veja três complicações que podem aparecer depois de uma extração do siso por causa do hábito de fumar.

 

Alveolite seca

Depois da extração, o organismo cria um coágulo de sangue no espaço deixado pelo dente para proteger o osso e os nervos, além de promover a cicatrização.

Mas isso pode não acontecer por algum motivo, como a ação física de sucção do cigarro.

Ou seja, é quando ocorre a alveolite seca, que pode causar dor intensa alguns dias após a cirurgia.

Aliás, a dor pode se estender da região em que o dente foi extraído até o ouvido, olho ou pescoço. Além disso, algumas pessoas chegam a sentir um gosto ruim na boca, mau hálito e uma leve febre. 

 

Maior risco de infecções

O tabagismo aumenta as chances de infecções. No caso da extração do siso, elas podem surgir por causa de restos de alimentos e microrganismos na cavidade aberta após a remoção do dente. 

E as substâncias do cigarro ajudam a aumentar a presença de bactérias nocivas para a região bucal, o que potencializa a chance de uma infecção.

Os principais sintomas para você ficar atento(a) são:

 

  • dor intensa no local;

  • inchaço na gengiva;

  • vermelhidão no local da extração;

  • mau hálito;

  • febre alta.

     

 

Interferência na cicatrização

Um dos principais efeitos de fumar depois de tirar o siso é a dificuldade de cicatrização do tecido, o tabaco prejudica esse processo natural do organismo. 

Isso acontece porque os produtos químicos no cigarro e tabaco podem impedir ou retardar a cicatrização e contaminar o local da ferida.

 

Quais os cuidados necessários após extração do siso?

O tempo de recuperação da extração do siso é um processo que leva em torno de duas semanas.

Durante esse tempo, é importante manter outros cuidados, como uma alimentação adequada. Alguns alimentos que ajudam na cicatrização são:

 

  • frios e líquidos, como sorvete, sucos e iogurtes, principalmente nos primeiros dois dias; 

  • comidas com texturas moles e mornas, como cenoura e batata cozidas. 

 

Evitar comidas quentes, bebidas alcoólicas e refrigerantes também é importante para fugir do desconforto e diminuir as chances de inflamação.  

Porém, mesmo com precauções, é comum sentir dor na região. Existem algumas formas para aliviar a dor da extração do siso:

 

  • aplicar gelo no local, principalmente nas primeiras horas;

  • tomar analgésicos para diminuir a dor, sempre com prescrição do(a) dentista;

  • cuidar bem da sua higiene bucal. 

 

Uma rotina de limpeza correta é fundamental para uma boa recuperação da extração do siso. Como a região fica sensível depois desse procedimento, você deve escovar os dentes com muito cuidado, segundo orientações do(a) dentista.

Para isso, é importante contar com produtos que vão ajudar a fazer a limpeza, sem agredir a região sensível. Use uma escova de dentes com cerdas macias e prefira um creme dental poderoso contra bactérias, como o creme dental Colgate PerioGard.

Colgate PerioGard é ideal para reduzir as bactérias de toda região bucal, ajudando nas defesas naturais de sua boca.

Dúvidas frequentes sobre fumar depois de tirar o siso

Quanto tempo depois de extrair um dente pode fumar?

O  ideal é esperar no mínimo 72 horas depois da extração do siso, ainda que seja arriscado, pois compromete sua cicatrização durante as duas semanas de recuperação. O mais importante é: siga as orientações do(a) dentista.  

O que comer após a extração do siso?

Prefira alimentos gelados e líquidos, que são fáceis de serem ingeridos, principalmente nos primeiros dias depois da extração. 

Como aliviar a dor da extração do siso?

Faça compressas de gelo para aliviar a dor da extração, colocando por 20 minutos em cima da região. Ele também ajuda a diminuir o inchaço. Analgésicos recomendados pelo(a) dentista também são uma boa opção. 



Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.