Ao contrário de uma radiografia dentária tradicional, a radiografia panorâmica cria uma única imagem de toda a boca: arcada superior, arcada inferior, articulações temporomandibulares (ATM), todos os dentes, região do nariz e seios nasais. Embora a estrutura das arcadas seja curva, essa imagem mostra uma representação plana dessa estrutura, facilitando a análise de cada parte.

Por que indicar uma radiografia panorâmica?

Como a radiografia panorâmica mostra a boca inteira em uma única imagem, ela não mostra os detalhes necessários para identificar uma cárie. Esse tipo de radiografia, entretanto, revela problemas como anomalias e fraturas ósseas, cistos, dentes impactados, infecções e tumores. Caso o dentista suspeite de algum desses problemas, pode optar por fazer uma radiografia panorâmica. Ele também pode usar esse tipo de exame de imagem ao planejar tratamentos como aparelhos, implantes e próteses e ao recomendar produtos para tratar dentes que parecem desgastados por escovação excessivamente agressiva.

Como a radiografia é feita?

Ao contrário das radiografias tradicionais, que são intrabucais, a radiografia panorâmica é extrabucal, ou seja, o aparelho de raios X e o filme ficam fora da boca. De acordo com a Sociedade de Radiologia da América do Norte (RSNA), o aparelho de radiografia panorâmica projeta, através da boca, um feixe sobre um filme ou um detector que gira em sentido contrário ao tubo de raios X.

O modelo básico de um aparelho de radiografia panorâmica consiste em um tubo de imagem acoplado a um braço horizontal que pode ser direcionado para um dos lados do rosto do paciente, enquanto o braço horizontal oposto, que aponta para o outro lado, contém o filme ou detector de raios X. Normalmente, a cabeça do paciente é posicionada usando apoios no queixo, na testa e nas laterais do rosto, enquanto um bloqueador de mordida mantém a boca dele aberta. Os braços do aparelho de raios X giram em um semicírculo ao redor da cabeça do paciente, partindo de um lado dos maxilares e terminando no outro lado.

Riscos e benefícios da radiografia

A radiografia panorâmica dá ao dentista uma visão abrangente de toda a boca do paciente em um único filme, dentro de um período de tempo relativamente curto. No entanto, a exposição à radiação de uma radiografia panorâmica é de 0,02 mSv, valor quatro vezes maior que o produzido pelas quatro radiografias interproximais que fazem parte de um exame de rotina, de acordo com a Sociedade de Radiologia Pediátrica. Se você estiver preocupado por causa da exposição à radiação, converse com o dentista e pergunte sobre métodos alternativos de exame de imagem.

 

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.