A erosão do esmalte acontece quando ácidos desgastam essa camada externa dura dos dentes. A sua saliva até trabalha para neutralizar os ácidos em sua boca, mas dietas específicas, determinados hábitos de higiene bucal e condições médicas podem tornar difícil essa tarefa para a saliva. Os alimentos e bebidas que você consome, por exemplo, tendem a ser os principais responsáveis por essa produção de ácidos. Isso inclui:
Uma dieta repleta desses alimentos, combinada com uma higiene bucal inadequada, pode colocar o seu esmalte em risco. Outras causas para a erosão do dente incluem:
Como o esmalte tem papel essencial na proteção das partes internas e vivas dos seus dentes, a erosão pode provocar cáries, sensibilidade e infecção. Além disso, dentes que sofrem erosão aparecem frequentemente amarelados, rachados, lascados e recuados. Eles também se tornam sensíveis a determinados sabores e temperaturas.
O esmalte do dente perde minerais, se enfraquece e quebra em etapas. E o seu corpo não consegue produzir um novo esmalte. Ainda assim, você pode fortalecer e reparar o existente. Isso acontece por meio de um procedimento chamado de remineralização, quando minerais essenciais, como fluoreto, cálcio e fosfato, unem-se ao esmalte. Você pode ajudar o processo de remineralização ao:
As cáries podem se desenvolver como resultado da perda de minerais do esmalte, com a dentina ficando exposta e desprotegida. E o tratamento de remineralização nesse estágio não conseguirá restaurar o esmalte. Nesses casos, tudo o que o(a) dentista pode fazer é reparar a cárie. Outras alternativas profissionais são:
A importância dos cuidados e prevenção Como você pôde ver, é fundamental adotar algumas medidas preventivas, ajustando sua dieta e tendo uma rotina de higiene bucal adequada. Com os produtos de cuidados bucais corretos, você poderá assegurar que seu sorriso permaneça forte e saudável.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais